Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Nota de Pesar

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte de Manuel Bento Santos Serra,  técnico superior aposentado desta instituição, que exerceu o cargo de Delegado Regional da Delegação Regional de Cultura do Algarve, de 1992 a 1997.

Bento Serra, enquanto delegado regional, promoveu o restauro da sala do Teatro Lethes, onde se realizaram muitos espetáculos de itinerâncias, nomeadamente um palco para a apresentação de óperas na região. Na sua longa carreira profissional dedicada à cultura, desempenhou vários cargos, como Técnico Superior na Cinemateca de Lisboa e Diretor de Departamento na Câmara Municipal de Faro.

Também na vida académica da região, Bento Serra deixa a sua marca, tendo sido professor adjunto convidado na ESGHT, da Universidade do Algarve, de 1989 a 2008.

Paralelemente à vida profissional, Bento Serra participou ativamente no movimento associativo algarvio, tendo integrado a direção de várias instituições, como a ARPI - Associação de Reformados e Pensionistas do Concelho de Faro, OSIRIS - Cooperativa de Produção e Divulgação Cultural, e o Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.

À família e amigos enviam-se sentidas condolências.

Adriana freire Nogueira
7 de fevereiro de 2021