• Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Monumentos do Algarve com horário de verão, a partir de dia 2 de maio

Fortaleza de Sagres – 9h30 às 20h00

Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe – 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Encerra à segunda-feira)

Ruínas Romanas de Milreu – 10h00 às 18h00

 

No dia 1 de maio, Dia do Trabalhador, os monumentos estão encerrados ao público.

Continuar a ler...

Dia Mundia da Dança

O Dia Mundial da Dança, que se assinala esta sexta-feira, dia 29 de abril, foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês, Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna.

Este ano, a mensagem do Dia Mundial da Dança foi escrita pela Sul Coreana, KANG Sue-jin, bailarina e Diretora artística do Ballet Nacional Coreano. As suas palavras são de esperança e lembra que mesmo após a devastadora pandemia da Peste Negra, na Idade Média, o “bailado Giselle, que retrata o amor além da morte, foi apresentado na Ópera de Paris em 28 de junho de 1841”, com muito sucesso. Desde então, Giselle tem sido apresentado em muitos palcos do mundo para “confortar e encorajar as almas da humanidade devastada pela pandemia”.

Continuar a ler...

“Zdravlijica” – Marca do Património Europeu –

A “Mensagem da Primavera dos Povos” que apela à Paz

 

A semana que inaugura a chegada da Primavera, e que integra o Dia Mundial da Poesia, parece constituir a melhor ocasião para dar a conhecer um poema muito especial, particularmente no contexto que vivemos.

O poema Zdravlijica da autoria do poeta esloveno France Prešeren foi escrito em 1844. Apenas após a abolição da censura, em 1848, foi possível a sua publicação, na sequência do conjunto de movimentos revolucionários de matriz liberal, conhecido como a “Primavera dos Povos”.

O poema carrega uma importante mensagem humanista e reúne os ideais de respeito mútuo, de conciliação, e de união entre povos e nações, representando também a liberdade de expressão e a luta contra a censura. Constituiu ainda uma referência para os movimentos de resistência ao nazismo e fascismo, tendo sido reimpresso no ano 1944.

Zdravlijica tornou-se largamente conhecido, depois de traduzido para alemão e para as línguas escandinavas e, mais tarde, para a língua inglesa. No decorrer dos anos 80 e princípios dos anos 90 foi cantado inúmeras vezes, durante o período de democratização que desembocou na independência da Eslovénia. Em 1991 parte do texto foi adotado para integrar o hino nacional da Eslovénia.

Continuar a ler...

Projeto Magallanes_ICC avança com workshop sobre

 “A história do Algarve e a primeira globalização”

 

 

No âmbito do projeto MAGALLANES_ICC - Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas, a Direção Regional de Cultura do Algarve promoveu, no dia 17 de novembro, um workshop sobre “A história do Algarve e a primeira globalização”, organizado por Rui Manuel Loureiro, professor do ISMAT, investigador do CHAM-NOVA, e coordenador da investigação histórica do projeto.

O workshop reuniu investigadores de várias universidades e centros de investigação portugueses, especialistas em diversas áreas historiográficas que abrangem os séculos XIV a XVII, e todos com relevantes publicações académicas no âmbito da história do Algarve.

A intervenção de abertura esteve a cargo de João Paulo Oliveira e Costa (FCSH-NOVA & CHAM/NOVA), que, destacando desde logo a especificidade histórica do “Reino do Algarve”, justificadora de uma análise historiográfica específica, traçou um informado balanço dos trabalhos de investigação e também das acções de divulgação que têm sido desenvolvidos nas últimas três décadas, no âmbito da temática “Algarve / Descobrimentos”.

Continuar a ler...

Convite Alfarroba - memoria(s) de uma vida

Curta-metragem “Moledros” apresentada na Fortaleza de Sagres

No âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve  - a curta-metragem “Moledros", realizada por Nathalie Mansoux, tem estreia marcada no próximo domingo, dia 5 de dezembro, pelas 16h00, na Fortaleza de Sagres .  

“Moledros” é o resultado do projecto “A Ver d´Estórias”, desenvolvido pelo Cineclube de Faro para o programa cultural da DRCAlg, e que teve como ambição, através do registo fílmico, preservar textos do património oral do Algarve.  Após a exibiçção da curta metragem será também exibido o documentário "Visita Guiada", de 2009, de Tiago Hespanha.

Continuar a ler...

Apoio Social Extraordinário para Profissionais da Cultura
disponível a partir de hoje

O Ministério da Cultura prossegue a execução das medidas de apoio extraordinário ao setor da cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19, publicamente apresentadas no passado dia 14 de janeiro.

Assim, está a partir de hoje, 18 de fevereiro, disponível para preenchimento o formulário destinado aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, sob a forma de subsídio, no valor de 1 Indexante de Apoio Social, ou seja, de 438,81 euros, atribuído aos trabalhadores da cultura que sejam exclusivamente trabalhadores independentes, conforme consagrado na Portaria nº 37-A/2021. O formulário pode ser preenchido até dia 18 de março de 2021.

Continuar a ler...

Abertura de Candidaturas aos Apoios à Ação Cultural 2021

Estão abertas as candidaturas, até dia 8 de Março, para o Programa de Apoio À Ação Cultural (PAACA), da Direção Regional de Cultura do Algarve, destinados a apoiar iniciativas e projetos de agentes culturais associativos locais/regionais, não profissionais, sedeados no Algarve.

O PAACA tem como objetivos centrais o apoio ao desenvolvimento de iniciativas/projetos culturais promovidos por entidades do setor cultural não profissionais, de modo a fortalecer o tecido cultural local com a criação e circulação artística, ao mesmo tempo que estimula e fortalece as relações de trabalho, entre os equipamentos culturais e estes agentes, e ajuda a qualificar os agentes que integram o setor cultural não profissional do Algarve.

Continuar a ler...

Informação

Encerramento temporário dos monumentos afetos à DRCALG

Tendo em conta a aplicação das medidas adotadas em Conselho de Ministros, em particular no que toca à necessidade de garantir que são seguidas as recomendações da Direção Geral de Saúde relativas à concentração  de pessoas; tendo em conta a declaração do estado de alerta para Portugal, e a dificuldade em controlar os afluxos de visitantes, a Direção Regional de Cultura do Algarve informa que se encontram fechados temporariamente os seguintes monumentos, a partir do dia 15 de março, até data a definir:

- Fortaleza de Sagres;
- Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe;
- Ruínas Romanas de Milreu.

Esta informação encontra-se em  permanente atualização.

Plano de Contingência da DRCAlg, atualizado a 14 de março de 2020

estamos onEstamos On

A Direção Regional de Cultura do Algarve, em cumprimento do seu plano de contingência, não está a fazer atendimento presencial, mas continua com os seus serviços disponíveis, no horário de sempre e através dos números de telefone e dos correios eletrónicos do costume, que aqui se recordam:

Correio eletrónico: geral@cultalg.gov.pt
Telefone: (+351) 289 896 070
2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Para outros serviços do Estado, vá a eportugal.gov.pt

"Não paramos"

 

MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS DE APOIO ÀS ARTES

Estamos OnO site culturacovid19.gov.pt foi criado pelo Ministério da Cultura para apoiar no esclarecimento de todas as questões relacionadas com a aplicabilidade das medidas aprovadas pelo Governo, especialmente as que dizem respeito ao sector das artes e da cultura.
Aqui, terá respostas a perguntas frequentes, quer se trate de um artista independente ou por conta de outrem, quer seja uma estrutura.
Poderá ainda obter informação sobre as várias medidas extraordinárias de apoio às artes, nomeadamente sobre a Linha de Apoio às Artes.
Adicionalmente, tem um mail para onde pode escrever: cultura(ponto)covid19(a)mc(ponto)gov(ponto)pt

#Cultura_Estamos_On
#Não_paramos

 

Promontório de Sagres – Marca do Património Europeu | Questionário

Vimos solicitar a vossa participação no Estudo que está a ser promovido pela Erasmus University, em Roterdão, sobre o impacto do projeto Marca do Património Europeu (EHL), nos cidadãos europeus.

Trata-se de um breve questionário online, anónimo, que demora cerca de 3 minutos a dar resposta e que irá auxiliar a recolher informação sobre a eficácia do Projeto Marca do Património Europeu.

Se visitou o Promontório de Sagres/ Fortaleza de Sagres, monumento com esta distinção desde 2015,  convidamo-lo a colaborar.

Questionário na seguinte ligação:

https://erasmusuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_4MDKwW4W5KwHZIx?Q_CHL=qr

INFORMAÇÃO ATUALIZADA SOBRE AS CANDIDATURAS AO DIVAM E AO APOIO À AÇÃO CULTURAL 2020

Face ao estado de emergência em vigor devido à Pandemia originada pelo Covid 19, a Direção Regional de Cultura do Algarve encontra-se a analisar as candidaturas ao Programa DIVAM e ao PAACA apenas no sentido de perceber as que reúnem condições para vir a integrar a programação, ou a ser objeto de apoio.

Dadas as circunstâncias, não podemos indicar datas para a conclusão dos processos e para a realização dos projetos, por não ser, para já, previsível, quando poderão os agentes culturais retomar as suas atividades.

Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos o apelo a que fiquem em casa.

COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO - RECUPERAÇÃO

Estamos On Salas de espetáculos
Salas de exibição de filmes cinematográficos
Programação cultural ao ar livre

Orientações da Direção Geral de Saúde para a utilização de Equipamentos Culturais

Perguntas e respostas frequentes

Limpos e Seguros: Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve ostentam selo "Clean & Safe"

Esta campanha foi criada como forma de reconhecer as empresas e organismos, com interesse para o setor do Turismo, que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde, evitando a contaminação dos espaços com o COVID-19 e, assim, incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos e culturais.

Fortaleza de Sagres Clean&SafeErmida de N. Sr.ª de Guadalupe Clean&Safe.jpgRuinas Romanas de Milreu Clean&Safe.jpg

Mais um excelente motivo para nos visitar, em segurança.

Confira AQUI a lista de espaços com selo atribuído (em constante actualização)