• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

WORKSHOPS Green Shooting Portugal: da teoria à prática

Nos próximos dias 26, 28 e 30 de julho, terão lugar os Workshops Green Shooting Portugal – Da teoria à prática.

Dirigidos aos profissionais do setor do cinema e audiovisual, numa parceria da Portugal Film Commission com a Green Consultant Dörte Schneider, estes workshops servirão de visita guiada ao Guia Green Shooting Portugal, elaborado pela PFC e lançado a 31 de maio último.

Continuar a ler...

Cooperativa QRER promove passeio em Alte "Na Rota do Esparto"

A Cooperativa QRER que dinamiza a QRIAR - Incubadora Criativa do Algarve, promove no âmbito do projecto Magallanes_ICC, um percurso a pé, no dia 18 de julho, às 9h00. pela já sinalizada "Rota do Esparto" (desde 1995) na aldeia de Alte. A guia, Sónia Silva (Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte), irá partilhar com os participantes todo o processo desde a identificação da planta (Stipa tenacissima) até ao momento do entrançado com artesãs locais com décadas de experiência no ofício.

Continuar a ler...

DiVaM apresenta na Fortaleza de Sagres e Ermida de Guadalupe

exposição multimédia, performance musical e concerto

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e a Fortaleza de Sagres acolhem, nos dias 17 e 18 de julho, uma exposição multimédia, uma performance musical e um concerto, no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, o programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve.

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe apresenta, a partir de dia 17 de julho, a exposição multimédia “Urban Sketchers desenham os Monumentos do Algarve”. Esta exposição dá a conhecer alguns dos trabalhos, de um desafio lançado pela Direção Regional de Cultura do Algarve aos Urban Sketchers do Algarve, para desenharem, in situ, a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu, bem como outros monumentos da região.

Continuar a ler...

Bustos imperiais de Milreu: Agrippina minor, Adriano e Galieno em processo
de classificação como «tesouro nacional»


Foi publicado no Diário da República n.º 135/2021, Série II de 2021-07-14 o Anúncio n.º 153/2021 relativo à Classificação como conjunto de interesse nacional (CIN), com a designação de «tesouro nacional», de três bustos imperiais provenientes da villa romana de Milreu: Agrippina minor, Adriano e Galieno.O  Prazo de pronúncia dos interessados decorre até dia 25 de agosto de 2021.

No Centro Interpretativo das Ruínas Romanas de Milreu estão expostas as réplicas dos bustos, que estão agora, em processo de classificação.

Continuar a ler...

Banco de Projetos 2021 - 2022 | 3.ª Convocatória | 16 de julho a 5 agosto

Está a decorrer, até dia 5 de agosto, inclusive, a 3.ª convocatória para a seleção de laboratórios de experimentação artística, do Banco de Projetos 2021 - 2022, no âmbito do Programa Interreg Magalhanes_ICC,

O Banco de Proyectos é um programa do Instituto de Cultura e Artes de Sevilha, que tem como objetivo fomentar os processos de investigação, criação e experimentação em todas as áreas e práticas da cultura contemporânea; incorporar os projetos resultantes na programação dos espaços, programas ou outros contextos de apresentação.

 

Continuar a ler...

Prémio Raoul Wallenberg do Conselho da Europa

Candidaturas abertas até 31 outubro 2021


Desde 2014, este Prémio tem sido atribuído de dois em dois anos, em reconhecimento de realizações humanitárias extraordinárias de um único indivíduo, de um grupo de indivíduos ou de uma organização.Tem o valor monetário de 10 000 euros e a cerimónia de entrega terá lugar na sede do Conselho da Europa, em Estrasburgo, a 17 de janeiro de 2022 – data da detenção de Wallenberg em Budapeste, em 1945.

Continuar a ler...

DiVaM leva música, teatro e circo aos Monumentos do Algarve

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM apresenta, este fim de semana, várias atividades culturais em todos os seus monumentos. Na sexta e sábado, dias 23 e 24 de julho, há teatro nas Ruínas Romanas de Milreu com a peça “Uma Praia em Milreu”. A Fortaleza de Sagres acolhe, no dia 23, o espetáculo “Innana” e no domingo, dia 25, decorre Barbelix, um espetáculo de circo contemporâneo. Na Ermida de Guadalupe realiza-se, no dia 24, o concerto de música antiga com instalação sonora “Sons da Terra”.

O Auditório da Fortaleza de Sagres acolhe, no dia 23 de julho, pelas 18h00, o espetáculo “Innana”, pelo Ensemble Armilar, um projeto da Questão Repetida – Associação Cultural, com Elsa Mathei (Direção musical e artística e cravo), Ana Falé (Direção artística e narração), Denys Stetsenko (violino barroco), Ana Sousa (viola de gamba) e Monica Catalá (ilustração).

Continuar a ler...

 "Costa Vicentina Early Music Fest" na Ermida de Nossa

Senhora de Guadalupe

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo, recebe, de 31 de julho a 28 de agosto, a 1ª edição do “Costa Vicentina Early Music Fest”.


No último sábado de julho e todos os sábados de agosto, às 16h00, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, um dos monumentos nacionais afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, é palco de 5 concertos, que lhe devolvem a sonoridade dos instrumentos antigos, pela mão de artistas que trabalham entre-mundos, entre-géneros e entre-regiões.


Organizado pel’ O Corvo e a Raposa – Associação Cultural, o festival que é financiado pelo Programa Garantir Cultura, tem como parceiro institucional a República Portuguesa - Ministério da Cultura e conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e Antena

Continuar a ler...

Designação do diretor da Fortaleza de Sagres e Ermida de

Nossa Senhora de Guadalupe

                              

A Diretora Regional de Cultura, Adriana Freire Nogueira, designou, no passado dia 14 de julho, Luciano Guerreiro Rafael, 43 anos, como diretor da unidade orgânica Fortaleza de Sagres e da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, após a conclusão do procedimento concursal internacional e de acordo com a proposta do júri.

Licenciado em Gestão Financeira, pós-graduado em Administração e Desenvolvimento Regional, a frequentar a pós-graduação em Património Imaterial, Luciano Rafael é Técnico Superior desta direção regional, onde exercia, em regime de substituição, este mesmo cargo que agora passa a ocupar, em comissão de serviço, por um período de três anos, renovável por duas vezes por igual período.

 

Continuar a ler...

DiVaM apresenta na Fortaleza de Sagres “Trovas na Areia”


“Trovas na Areia”, um espetáculo de simbiose entre o canto lírico, a música e a ilustração em areia em tempo real é o próximo projeto do programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve - DiVaM, a ter lugar no dia 31 de julho, pelas 18h00, no auditório da Fortaleza de Sagres, um projeto da ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve.

Continuar a ler...

Convite Alfarroba - memoria(s) de uma vida

Apoio Social Extraordinário para Profissionais da Cultura
disponível a partir de hoje

O Ministério da Cultura prossegue a execução das medidas de apoio extraordinário ao setor da cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19, publicamente apresentadas no passado dia 14 de janeiro.

Assim, está a partir de hoje, 18 de fevereiro, disponível para preenchimento o formulário destinado aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, sob a forma de subsídio, no valor de 1 Indexante de Apoio Social, ou seja, de 438,81 euros, atribuído aos trabalhadores da cultura que sejam exclusivamente trabalhadores independentes, conforme consagrado na Portaria nº 37-A/2021. O formulário pode ser preenchido até dia 18 de março de 2021.

Continuar a ler...

Abertura de Candidaturas aos Apoios à Ação Cultural 2021

Estão abertas as candidaturas, até dia 8 de Março, para o Programa de Apoio À Ação Cultural (PAACA), da Direção Regional de Cultura do Algarve, destinados a apoiar iniciativas e projetos de agentes culturais associativos locais/regionais, não profissionais, sedeados no Algarve.

O PAACA tem como objetivos centrais o apoio ao desenvolvimento de iniciativas/projetos culturais promovidos por entidades do setor cultural não profissionais, de modo a fortalecer o tecido cultural local com a criação e circulação artística, ao mesmo tempo que estimula e fortalece as relações de trabalho, entre os equipamentos culturais e estes agentes, e ajuda a qualificar os agentes que integram o setor cultural não profissional do Algarve.

Continuar a ler...

Informação

Encerramento temporário dos monumentos afetos à DRCALG

Tendo em conta a aplicação das medidas adotadas em Conselho de Ministros, em particular no que toca à necessidade de garantir que são seguidas as recomendações da Direção Geral de Saúde relativas à concentração  de pessoas; tendo em conta a declaração do estado de alerta para Portugal, e a dificuldade em controlar os afluxos de visitantes, a Direção Regional de Cultura do Algarve informa que se encontram fechados temporariamente os seguintes monumentos, a partir do dia 15 de março, até data a definir:

- Fortaleza de Sagres;
- Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe;
- Ruínas Romanas de Milreu.

Esta informação encontra-se em  permanente atualização.

Plano de Contingência da DRCAlg, atualizado a 14 de março de 2020

estamos onEstamos On

A Direção Regional de Cultura do Algarve, em cumprimento do seu plano de contingência, não está a fazer atendimento presencial, mas continua com os seus serviços disponíveis, no horário de sempre e através dos números de telefone e dos correios eletrónicos do costume, que aqui se recordam:

Correio eletrónico: geral@cultalg.gov.pt
Telefone: (+351) 289 896 070
2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Para outros serviços do Estado, vá a eportugal.gov.pt

"Não paramos"