• Estação Romana da Quinta da Abicada

    Estação Romana da Quinta da Abicada

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

  • Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

    Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

  • Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

    Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

  • Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

    Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

  • Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

    Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

  • Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

    Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

  • Torreões do Castelo de Loulé

    Torreões do Castelo de Loulé

  • Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

    Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

  • Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

    Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

  • Castelo de Paderne

    Castelo de Paderne

  • Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

    Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

  • Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

    Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

  • Fortaleza e Promontório de Sagres

    Fortaleza e Promontório de Sagres

  • Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

    Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal
Adiado: IN CINEMA - Integração, Indiscriminização e Inclusão e Nelson Conceição & Convidados

 
A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que as iniciativas do DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve - agendadas para os dia 31 de outubro e 1 de novembro foram adiadas.
 
O projeto IN CINEMA - Integração, Indiscriminização e Inclusão realizar-se-á no próximo dia 14 de novembro, pelas 16h00, na Fortaleza de Sagres. Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140.

A data de realização do espetáculo de Nelson Conceição & Convidados será anunciada oportunamente.

Pedimos desculpas pelos incómodos causados.

 

 27 de outubro

DiVaM na Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Nos dias 7 e 8 de Novembro, a Fortaleza de Sagres e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe são os monumentos do Algarve que recebem as iniciativas do DiVaM. Oficina de azulejaria criativa, dança, poesia, desenho, música e a participação num vídeo promocional do Promontório de Sagres para a Marca do Património Europeu são as propostas para mais um fim de semana cultural.

A primeira oficina de azulejaria criativa acontece no dia 7 de novembro, na Fortaleza de Sagres, integrada no CIVITAS – Direitos Humanos, um projeto da Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste. Durante as oficinas de azulejaria criativa, a realizar na sala multiusos da Fortaleza de Sagres, nos dias 7, 14 e 21 de novembro (10h às 12h30 e das 14h às 17h), será pintado um painel de azulejos com a orientação de Sílvia Serina, artesã e professora de Azulejaria Tradicional Portuguesa, que terá o nome de CIVITAS - Direitos Humanos.

A iniciativa contará com a participação do Centro Europe Direct/CCDR Algarve que dinamizará sessões sobre o tema, com o objetivo de promover uma reflexão acerca da temática dos Direitos Humanos, a fim de virem a ser definidos e criados os conteúdos que virão a fazer parte do painel. O painel de azulejos CIVITAS – Direitos Humanos será apresentado publicamente em data e local a anunciar em breve.

O programa é aberto à participação do público em geral, senda partir dos 12 anos de idade. Será dada preferência a participantes com residência no concelho de Vila do Bispo, e preferencialmente, com alguma experiência e/ou gosto áreas das Artes Visuais, designadamente pintura e/ou ilustração.

A participação será limitada a 12 participantes. Inscrições abertas até ao dia 2 de novembro através do link https://cutt.ly/jggIDbp ou telefone 282 680 120

No domingo, dia 8 de novembro, às 11h00, também na Fortaleza de Sagres, terá lugar o Laboratório de Dança e Desenho Rosa-dos-Ventos com Albina Petrolati, Leonor Morais & Convidados. Este laboratório incidirá sobre a problemática dos Direitos Humanos e da Aceitação e Não Descriminação, usando o vento como ponto de partida físico e simbólico para conhecer outros povos, viajando através da música, da dança, do desenho e da palavra.

Durante a realização desta iniciativa serão captadas imagens para a edição de um vídeo promocional do Promontório de Sagres para a Marca do Património Europeu.

A Marca do Património Europeu é uma iniciativa do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia que tem como principal objectivo reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos seus cidadãos, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural

A organização é da Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur. Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

 

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe no domingo, pelas 16h00, o espetáculo “Som, Palavra, Desenho”, que junta a visão de quatro artistas residentes no Algarve, dois músicos, uma actriz e um artista plástico, sobre a igualdade de género e os direitos humanos. O projecto surgiu a partir da música para trombone e piano de autores do período romântico e do séc. XX, que servem de base de inspiração para a criação artística de Timo Dillner, para a escolha de textos da Rita Rodrigues e para o recital de trombone e piano por Vera Batista e Francisco Serôdio.

O projeto é da Associação do Grupo Coral de Lagos. Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve - tem este ano como tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e está disponível em http://www.cultalg.pt/

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

As iniciativas agendadas para os dias 31 de outubro e 1 de novembro foram adiadas. O projeto IN CINEMA - Integração, Indiscriminização e Inclusão realizar-se-á no próximo dia 14 de novembro, pelas 16h00, na Fortaleza de Sagres. Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140. A data de realização do espetáculo de Nelson Conceição & Convidados será anunciada oportunamente.

29 de outubro

DiVaM com Cinema e Música na Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres acolhe no próximo fim de semana mais duas iniciativas no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve. No sábado realiza-se o projeto IN CINEMA - Integração, Indiscriminização e Inclusão e no domingo há música com Rouge, um duo de acordeão e saxofone.

O Projeto IN Cinema Integração, Indiscriminação e Inclusão, promovido pelo Cineclube de Faro, apresenta os filmes Surfavela, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel (1996), Rebirth, de Laura Basil Duncan (2019) e The Endless Summer, de Bruce Brown (1965). A escolha destes filmes relaciona-se com o tema do DiVaM deste ano “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e de como o cinema pode ser uma ferramenta para dirimir alguns estigmas e barreiras que as sociedades – que se pretendem justas abertas, fraternas, livres e solidárias – enfrentam, através de três ideias fundamentais: Integração, Indiscriminação e Inclusão

A exibição dos filmes no auditório da Fortaleza de Sagres realiza-se no dia 14 de novembro, às 16h00, e conta com a presença de convidados de associações ligadas ao surf.

O projeto Rouge é apresentado no dia 15 de novembro, também no auditório da Fortaleza de Sagres, às 17h00, com o duo Mário Marques (Saxofone) e Gonçalo Pescada (acordeão). Este projeto surge como um verdadeiro tributo aos mestres Astor Piazzolla e Richard Galliano pelo contributo inolvidável que deram à História da Música Universal. A mescla de “Novo Tango” com a “Nova Musette”, onde a abordagem aos fundamentos rítmicos do fraseado em jazz e a improvisação aparecem como elementos inovadores, mas ao mesmo tempo, também de escrita musical fidedigna às ideias originais dos compositores.

A iniciativa é da Associação de Acordeão do Algarve.

Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

Consulte o programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve -

 

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).

 

9 de novembro

Convite Alfarroba - memoria(s) de uma vida

Informação

Encerramento temporário dos monumentos afetos à DRCALG

Tendo em conta a aplicação das medidas adotadas em Conselho de Ministros, em particular no que toca à necessidade de garantir que são seguidas as recomendações da Direção Geral de Saúde relativas à concentração  de pessoas; tendo em conta a declaração do estado de alerta para Portugal, e a dificuldade em controlar os afluxos de visitantes, a Direção Regional de Cultura do Algarve informa que se encontram fechados temporariamente os seguintes monumentos, a partir do dia 15 de março, até data a definir:

- Fortaleza de Sagres;
- Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe;
- Ruínas Romanas de Milreu.

Esta informação encontra-se em  permanente atualização.

Plano de Contingência da DRCAlg, atualizado a 14 de março de 2020

estamos onEstamos On

A Direção Regional de Cultura do Algarve, em cumprimento do seu plano de contingência, não está a fazer atendimento presencial, mas continua com os seus serviços disponíveis, no horário de sempre e através dos números de telefone e dos correios eletrónicos do costume, que aqui se recordam:

Correio eletrónico: geral@cultalg.gov.pt
Telefone: (+351) 289 896 070
2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Para outros serviços do Estado, vá a eportugal.gov.pt

"Não paramos"

 

MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS DE APOIO ÀS ARTES

Estamos OnO site culturacovid19.gov.pt foi criado pelo Ministério da Cultura para apoiar no esclarecimento de todas as questões relacionadas com a aplicabilidade das medidas aprovadas pelo Governo, especialmente as que dizem respeito ao sector das artes e da cultura.
Aqui, terá respostas a perguntas frequentes, quer se trate de um artista independente ou por conta de outrem, quer seja uma estrutura.
Poderá ainda obter informação sobre as várias medidas extraordinárias de apoio às artes, nomeadamente sobre a Linha de Apoio às Artes.
Adicionalmente, tem um mail para onde pode escrever: cultura(ponto)covid19(a)mc(ponto)gov(ponto)pt

#Cultura_Estamos_On
#Não_paramos

 

Promontório de Sagres – Marca do Património Europeu | Questionário

Vimos solicitar a vossa participação no Estudo que está a ser promovido pela Erasmus University, em Roterdão, sobre o impacto do projeto Marca do Património Europeu (EHL), nos cidadãos europeus.

Trata-se de um breve questionário online, anónimo, que demora cerca de 3 minutos a dar resposta e que irá auxiliar a recolher informação sobre a eficácia do Projeto Marca do Património Europeu.

Se visitou o Promontório de Sagres/ Fortaleza de Sagres, monumento com esta distinção desde 2015,  convidamo-lo a colaborar.

Questionário na seguinte ligação:

https://erasmusuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_4MDKwW4W5KwHZIx?Q_CHL=qr

INFORMAÇÃO ATUALIZADA SOBRE AS CANDIDATURAS AO DIVAM E AO APOIO À AÇÃO CULTURAL 2020

Face ao estado de emergência em vigor devido à Pandemia originada pelo Covid 19, a Direção Regional de Cultura do Algarve encontra-se a analisar as candidaturas ao Programa DIVAM e ao PAACA apenas no sentido de perceber as que reúnem condições para vir a integrar a programação, ou a ser objeto de apoio.

Dadas as circunstâncias, não podemos indicar datas para a conclusão dos processos e para a realização dos projetos, por não ser, para já, previsível, quando poderão os agentes culturais retomar as suas atividades.

Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos o apelo a que fiquem em casa.

COVID-19: FASE DE MITIGAÇÃO - RECUPERAÇÃO

Estamos On Salas de espetáculos
Salas de exibição de filmes cinematográficos
Programação cultural ao ar livre

Orientações da Direção Geral de Saúde para a utilização de Equipamentos Culturais

Perguntas e respostas frequentes

Limpos e Seguros: Monumentos da Direção Regional de Cultura do Algarve ostentam selo "Clean & Safe"

Esta campanha foi criada como forma de reconhecer as empresas e organismos, com interesse para o setor do Turismo, que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde, evitando a contaminação dos espaços com o COVID-19 e, assim, incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos e culturais.

Fortaleza de Sagres Clean&SafeErmida de N. Sr.ª de Guadalupe Clean&Safe.jpgRuinas Romanas de Milreu Clean&Safe.jpg

Mais um excelente motivo para nos visitar, em segurança.

Confira AQUI a lista de espaços com selo atribuído (em constante actualização)

Visita da Ministra da Cultura a Tavira

Diretora Regional de Cultura acompanhou Ministra da Cultura na visita a Tavira e S. Brás de Alportel

 

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, acompanhada pelo Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, visitaram na passada sexta-feira, dia 4 de Julho, a exposição “A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI”, celebrando os 500 anos da elevação de Tavira a cidade, que está patente ao público no Palácio da Galeria/Museu Municipal de Tavira, e no neste mesmo local visionaram a obra encomendada pelo Museu Zer0 intitulada “D.0 Pigment0s.

 

Visita da Ministra da Cultura a S. Brás de AlportelEm seguida, a comitiva na qual estava incluída a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Nogueira, assistiu à inauguração do ciclo “O Mapa e o Território”, no Centro de Artes e Ofícios em São Brás de Alportel.

 

6 de julho

Dissertação sobre “Jardins Históricos de Faro” recebe Menção Especial no Prémio Archiprix Portugal 2020

A Direção Regional de Cultura do Algarve felicita Filipa Rabaça, aluna do mestrado em Arquitetura Paisagista, da Universidade do Algarve, pela atribuição da Menção Especial (equivale ao 2.º prémio), do Prémio Archiprix Portugal 2020 - Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo, com a dissertação de Mestrado sobre património do Algarve "Contributos para o inventário de Jardins Históricos no Algarve: Faro". A entrega do Prémio Archiprix Portugal 2020 realizou-se no passado dia 4 de Julho.

Foto

A orientação da tese foi da Professora Sónia Talhé Azambuja, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Esta foi a 8.º edição do Prémio Archiprix Portugal, e no histórico do prémio é a primeira vez que uma dissertação de Mestrado em Arquitetura Paisagista é premiada. Do coletivo de 24 Finalistas foi distinguido um trabalho vencedor, uma menção especial e nove menções honrosas, que têm assegurada a presença no Anuário Archiprix Portugal 2020. Este prémio anual reconhece a excelência do ensino e permeia o conjunto aluno/orientador/instituição de ensino.


O Prémio Archiprix Portugal 2020 - Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura , Arquitetura Paisagista e Urbanismo foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e pela Fundação Serra Henriques envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitetos, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Casa da Arquitetura, o Docomomo Internacional, a Associação Portuguesa de Urbanistas, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP), e o Corpo Docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

9 de julho

Museus, Palácios e Monumentos Nacionais com Descontos de Verão

Entre 27 de julho e 30 de setembro de 2020 está em vigor um novo programa de descontos no acesso a museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos nacionais.

Resultante de um protoloco assinado entre a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e as Direções Regionais de Cultura (DRC), este programa permite visitar, com condições especiais, todos os monumentos e museus sob a dependência destas entidades, num total de mais de 60 em todo o país – estando asseguradas as medidas de proteção e segurança dos visitantes.

Com 17 itinerários diferentes, que agrupam circuitos de visita ao património cultural por região ou por tema – este programa prevê descontos para indivíduos de 25% e para agregados familiares (que podem ir até 10 pessoas, com ascendentes e descendentes) de 45% sobre o preço original dos bilhetes.

Os visitantes têm 7 dias para usufruir de cada bilhete e visitar os diversos museus, palácios e monumentos incluídos nos itinerários, bastando dirigir-se a um dos sítios incluídos num determinado itinerário para adquirir o respetivo bilhete-circuito.

Consulte aqui a lista completa dos itinerários e sítios de património incluídos em cada um, bem como respetivos preços promocionais praticados ao abrigo deste programa:



 

Itinerários com os Monumentos do Algarve

Foto

 

 

Consulte todos os itinerários em: www.culturaportugal.gov.pt

24 de julho

Bolsas de Criação Literária 2020 com candidaturas
entre 31 de julho e 2 de setembro

Foi publicado em Diário da República a abertura do concurso para atribuição de bolsas de criação literária 2020, nas modalidades de poesia, ficção narrativa, dramaturgia, banda desenhada e obras para a infância e juventude, de acordo com o seu regime.

O montante financeiro disponível para a atribuição de bolsas de criação literária foi reforçado em (euro) 45 000 face ao ano anterior, correspondendo a um total de (euro) 180 000 distribuído por seis bolsas anuais e doze bolsas semestrais. O montante a atribuir é é fixado, anualmente, por despacho do membro do Governo responsável pela área da Cultura, sob proposta da DGLAB.

O montante global será distribuído da seguinte forma: seis bolsas de criação literária com a duração de 12 meses: (euro) 90 000 no total, sendo (euro) 15 000 cada uma e  12 bolsas de criação literária com a duração de seis meses: (euro) 90 000 no total, sendo (euro) 7500 cada uma.

A avaliação e seleção das candidaturas admitidas a concurso cabem a um júri constituído pelos seguintes membros: Álvaro Magalhães, Ana Luísa Amaral, Eduardo Pitta, Francisco Frazão, João Miguel Lameiras e José Manuel Mendes.

Saiba mais sobre as Bolsas de Criação Literária 2020 em DGLAB aqui
Publicação em Diário da República aqui

27 de julho