• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

- ESTE É O DIA, ESTA É A HORA -


O Plano Nacional das Artes e as suas tutelas, o Ministério da Cultura e Ministério da Educação, elaboraram uma Carta/manifesto em colaboração com as Direções Gerais de Educação, das Artes, dos Estabelecimentos Escolares, do Património Cultural, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Plano Nacional do Cinema, o Programa de Educação Estética e Artística, a Rede Portuguesa de Museus, a Associação Portuguesa de Museus e vários equipamentos culturais que representam os Teatros Nacionais, os Teatros, Museus e Bibliotecas Municipais, Fundações e entidades artísticas e culturais de todo o país e regiões autónomas.

"Este é o Dia, Esta é a Hora - A Cultura está suspensa este ano letivo, certo? NÃO!" é o lema deste manifesto que é um repto a todos os cidadãos e instituições para que, neste "ano difícil", lutem contra a suspensão da cultura e contribuam para a interação entre as comunidades escolar e artística.

Esta é a hora de provar que a cultura, as artes e o património não são um luxo, mas uma necessidade vital para a concretização da missão da escola.

Assine o manifesto

4 de dezembro

A Direção-Geral das Artes vai apoiar 115 projetos nos domínios da Circulação Nacional, Formação e investigação

A edição de 2020 do Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, nos domínios da circulação nacional, formação e investigação, vai apoiar 115 projetos, mais 84 do que em 2019. A verba disponível para este programa teve um aumento de 166% face ao ano anterior. Com candidaturas abertas entre 1 e 16 de outubro de 2020, foram admitidos 130 projetos, o que contrasta com as 45 candidaturas admitidas em 2019.

Todas as candidaturas consideradas elegíveis, de acordo com os requisitos formais deste programa, vão receber apoio. Assim, serão financiados 115 projetos, para um total de financiamento de 492 510,18 €, o que corresponde a uma taxa de execução de 97% do montante disponível. Relativamente ao montante a atribuir por candidatura, este corresponde ao valor solicitado pela entidade, situando-se entre os 500 e os 5 000 euros.

A maioria dos projetos apoiados são nas áreas das artes performativas (70% do total), seguindo-se a área de cruzamento disciplinar (17%) e as artes visuais (13%). A distribuição por área artística é a que se apresenta no Gráfico 1, onde é possível destacar o peso da Música e do Teatro, que representam 56% do total de projetos financiados.

Os projetos apoiados serão desenvolvidos em território nacional e internacional, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021, sendo que em território internacional deverão circunscrever-se à participação em ações de formação, conferências ou eventos similares.

Esta linha de apoio tem como principais objetivos contribuir para a diversidade da oferta artística no território nacional, valorizar e qualificar os profissionais das artes e incentivar a pesquisa e a  experimentação artísticas, como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento.

Consulte a Tabela de Classificação

Saiba mais em https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/3808

9 de dezembro

 

 

Pinturas do Novo Banco integram exposição permanente do
Museu Municipal de Olhão

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, participou, esta manhã, na cerimónia de acolhimento de duas obras do pintor inglês Thomas Buttersworth, pertencentes à coleção do NOVO BANCO, que vão integrar a exposição permanente do Museu Municipal de Olhão.

A cedência destas obras ao Museu de Olhão, surge na sequência de um protocolo, assinado hoje, entre a Câmara Municipal de Olhão e o Novo Banco, no âmbito do projeto Novo Banco Cultura.

As obras cedidas, duas pinturas a óleo sobre tela, têm como título “Hibernia. Entrada no Tejo” e “Veleiro no Tejo”.

Thomas Buttersworth foi um pintor autodidata e marinheiro que viveu no período conturbado das guerras napoleónicas, e muitas das pinturas que realizou referem acontecimentos que presenciou na costa atlântica, ou batalhas em que participou, constituindo um importante legado iconográfico.

 

10 de dezembro

Medida de Apoio Excecional aos Artesãos e às Unidades
Produtivas Artesanais

Foi hoje publicado, em Diário da República, a Portaria nº 285/2020, que cria a Medida de Apoio Excecional aos Artesãos e às Unidades Produtivas Artesanais.

As medidas agora aprovadas destinam-se a apoiar os artesãos e as unidades produtivas artesanais que, devido à crise pandémica provocada pela doença COVID -19, se deparam com a suspensão ou diminuição da sua atividade por não conseguirem colocação para as suas produções, assim como reforçar o setor das artes e ofícios e o património cultural português, profundamente afetado pelos efeitos da crise.

Podem beneficiar deste apoio os artesãos e as unidades produtivas artesanais que possuam carta válida de artesão ou de unidade produtiva artesanal.

A apresentação de candidaturas a esta medida, que decorrerá entre as 9h00 do dia 17 de dezembro de 2020 e as 18h00 do dia 28 de fevereiro de 2021, deverá ser apresentada em formulário Excel disponível no portal do IEFP, em https://www.iefp.pt/covid19 e no portal iefponline, em https://iefponline.iefp.pt

O formulário em Excel deve ser devolvido para o endereço de correio eletrónico apoioexcecional­-upa@iefp.pt,  acompanhado da certidão relativa às situações contributiva e tributária regularizadas perante a Segurança Social e a Autoridade Tributária e Aduaneira, caso não tenha sido concedida autorização ao IEFP para o efeito nos portais de cada uma destas entidades.

Toda a informação sobre a medida está disponível no link: https://www.iefp.pt/covid19, título, “Apoio excecional aos artesãos e UPA.

Consulte a Portaria n.º 285/2020

11 de dezembro

Sessão de esclarecimento sobre o Programa para Empreendedores Criativos Magallanes_ICC

No âmbito da Call aberta para o Programa de Empreendedorismo Criativo – Magallanes_ICC, a ArterialLab promove esta quarta-feira, pelas 16h30, uma sessão de esclarecimento online. A sessão decorre na plataforma Zoom e o link será enviado por email aos participantes registados. Será possível também agendar uma conversa com os Núcleos Criativos Magallanes_ICC.

O Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo tem como objetivo captar ideias no setor cultural e criativo, com vista ao desenvolvimento de protótipos e provas de conceito que permitam aos empreendedores selecionados testar as suas propostas de produto ou serviço, contribuindo para o desenvolvimento dos respetivos planos de negócios.

A primeira fase do concurso de ideias está aberta até ao dia 8 de Janeiro de 2021.


A inscrição para a sessão de esclarecimento pode ser feita AQUI.

#magallanes_ICC #Interreg

15 de dezembro

Workshops _UNTITLED com inscrições até 11 de janeiro

O _ARTERIA_LAB dará início à sua programação de workshops em Janeiro de 2021. Os _UNTITLED são espaços de aprendizagem voltados à comunidade, nos domínios da arte, ciência, tecnologia e design.

O ciclo abre com "Música Eletrónica para Smartphones,
da autoria de Giuliano Obici, nos dias 23 e 30 de janeiro. Os lugares são limitados e a atividade será realizada cumprindo todas as normas de segurança.

Inscrições até 11 de janeiro.

Mais Informações em https://arterialab.uevora.pt

#magallanes_ICC #Interreg

 

 

15 de dezembro

Magallanes_ICC promove II Jornadas Moda Sustentável

 
No âmbito do projeto Magallanes_ICC, de que a Direção Regional de Cultura do Algarve é parceira, a Andalucía Emprende promove no dia 23 de dezembro, com início às 8h30 (9h30 horário espanhol), em formato virtual, a segunda edição das Jornadas de Moda Sustentável, com o lema “A Moda do Século XXI”.
 
O objetivo é partilhar a experiência de empreendedores, sobre como enfrentar a mudança para a sustentabilidade na moda do século XXI.
 
Mais informação sobre as jornadas: https://www.modveintiuno.com/jornadas

Inscrições em : www.modveintiuno.com/inscripcion 

 
 
 
 
 

 

 

18 de dezembro

Horário dos Monumentos no primeiro fim de semana do ano

A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que, nos dias 2 e 3 de Janeiro de 2021, a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e a Ruínas Romanas de Milreu encerram às ⌚12h30.

A última entrada de visitantes nos monumentos será às 12h00.

31 de dezembro

Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

 

Estão a decorrer as candidaturas ao Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, instituído em 1999, pela Câmara Municipal de Faro, em homenagem ao poeta farense e vulto maior do panorama poético nacional e internacional.

Este prémio, do qual já se realizaram sete edições, em 1999, 2001, 2007, 2009, 2015, 2017 e 2019, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados. Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais, João Luís Barreto Guimarães e Gastão Cruz.

Os concorrentes podem entregar as suas obras  até dia 31 de março e serão admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2019 e 2020.

O júri será composto pelo Professor Doutor Nuno Júdice, Professora Doutora Carina Infante do Carmo e Dr.ª Isabel Lucas.

O prémio, no valor de €5000 conta mais uma vez com o alto patrocínio da Fundação Milénio BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve e Jornal de Letras.

A cerimónia de entrega do Prémio está prevista para setembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, em data a definir.

Normas do Prémio

11 de janeiro

Continuar a ler...

webinars “Business, Human Rights and the Environment in Europe:
Connecting the Dot

 

A Presidência Portuguesa do Conselho da UE organizou, em conjunto com a NOVA School of Law, uma série de webinars intitulada Business, Human Rights and the Environment in Europe: Connecting the Dots.

A série inicia-se na próxima quinta-feira, dia 28 de janeiro, e oferecerá oportunidades para aprofundar a discussão sobre este tema com peritos e interessados: todos estão convidados a registar-se aqui.

O primeiro webinar será aberto com um discurso do Secretário de Estado da Internacionalização, seguida da intervenção principal, a cargo do Professor John Ruggie.

Os  próximos webinars terão lugar nos dias 25 de fevereiro, 25 de março, 17 de abril, 27 de maio e 24 de junho.

Inscrições

Programa

 

 

 

Continuar a ler...

Resposta à Pandemia – Programa Garantir Cultura

| Apoio Universal | Não Concursal | Fundo Perdido |

O Programa Garantir Cultura, anunciado ontem, destina-se a apoiar entidades coletivas, como empresas e entidades coletivas do setor da cultura (teatros, salas de espetáculo, produtores, promotores, agentes, salas de cinema independentes, cineclubes, associações,…) e pessoas singulares, onde estão incluídos todos os profissionais do setor da cultura.

Continuar a ler...

Apoios Cultura: Novo diploma alarga o Programa APOIAR

Foi publicado em Diário da República Eletrónico a Resolução do Conselho de Ministros nº 4-A/2021 que "alarga o Programa APOIAR, estabelece um programa de apoio ao setor cultural e medidas de apoio ao setor social e solidário".

A Resolução refere que "a situação epidemiológica atual impõe a necessidade de intensificar o apoio ao setor social e solidário e, assim, criar, prorrogar ou reativar um conjunto de medidas de caráter extraordinário, temporário e transitório que apoiem as instituições deste setor".

Continuar a ler...

FAQ | A resposta à pandemia — medidas urgentes e estruturais da

Direção Geral das Artes

"O Ministério da Cultura, ciente da excecionalidade da atual conjuntura e das múltiplas repercussões da pandemia no tecido cultural e artístico, desenvolveu para o ano de 2021 um conjunto de medidas estratégicas com dois objetivos fundamentais: atenuar, a curto-prazo, com caráter de urgência, os efeitos da Covid-19 no campo da Cultura e das Artes; e preparar, numa lógica de médio-prazo e numa ótica estrutural, a introdução de vários instrumentos/mecanismos legislativos e regulamentares relativos ao novo modelo de apoio às Artes, à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e ao Estatuto dos profissionais da área da Cultura.

Continuar a ler...

Plataforma apoios Garantir Cultura disponível até ao final do mês 

A plataforma para aceder aos apoios no âmbito do programa Garantir Cultura estará disponível até ao final do mês.

Esta informação foi anunciada ontem pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, aquando da sua intervenção na Comissão de Cultura e Comunicação da Assembleia da República.
 
O Programa Garantir Cultura, com uma dotação de 42 milhões de euros, destina-se a todas as empresas e entidades coletivas do setor da cultura (teatros, salas de espetáculo, produtores, promotores, agentes, salas de cinema independentes, cineclubes, associações, entre outros) e a todos os profissionais do setor da cultura (artistas, autores, técnicos, entre outros).
 

Continuar a ler...

Esclarecimento sobre realização de ensaios e afins

Perante as dúvidas colocadas sobre a possibilidade de realização de ensaios no âmbito da preparação de espetáculos culturais durante o período em que vigore o estado de emergência, cuja regulamentação consta do Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, cumpre esclarecer:

É possível a realização de ensaios?

São apenas permitidos os ensaios para preparação de espetáculos cuja estreia esteja prevista nos próximos 2 meses (até final do mês de abril) e no âmbito dos quais participem pessoas a título profissional ou equiparado.

Continuar a ler...