• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Em tempos de distância, os Museus do Algarve reiventam-se e renovam a sua proximidade!

Os Museus, Parques Naturais e Centros de Ciência Viva da Rede de Museus do Algarve-RMA renovaram as suas estratégias para manter uma contínua e necessária proximidade com o público. A viagem pela história e cultura do Algarve está agora à distância de um clique na página da Rede de Museus do Algarve.

Continuar a ler...

Lídia Jorge vai ser convidada para o Conselho de Estado


Foto:Diana Quintela / Global Imagens /Diário de Notícias

A escritora algarvia Lídia Jorge vai ser convidada pelo Presidente da República para o Conselho de Estado. Irá ocupar o lugar deixado em aberto pelo filósofo Eduardo Lourenço. A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias.

Lídia Jorge, nasceu em 18 de Junho de 1948, em Boliqueime (Loulé) e é uma das escritoras portuguesas mais galardoadas da atualidade. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios, nomeadamente:...

Continuar a ler...

Direção Regional de Cultura do Algarve tem linhas de apoio abertas
 



Os agentes culturais do Algarve podem apresentar as suas candidaturas ao DiVaM até ao próximo dia 28 de fevereiro. O tema escolhido para a edição de 2021 é “Património, Comunidade e Inclusão”, apelando à inclusão das comunidades no processo de construção de novos projetos culturais, de modo a promover um verdadeiro e honesto diálogo entre estas e os monumentos da região. A Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu são os monumentos que vão acolher as iniciativas culturais.

Continuar a ler...

Concurso de Fotografia

Marca do Património Europeu - A Europa começa aqui!

 

A Marca do Património Europeu (MPE) é uma iniciativa da Comissão Europeia para melhorar o conhecimento da história, património e valores europeus comuns. O objetivo da MPE é enfatizar e reforçar o sentimento de pertença à União entre todos os cidadãos europeus, especialmente os jovens.

A Marca do Património Europeu transforma as antigas fronteiras em pontes, encoraja o diálogo intercultural e cria um sentimento de pertença a uma Europa unida.

O Promontório de Sagres foi distinguido com a Marca do Património Europeu, em 2015, não apenas pelo seu lugar ímpar na História da expansão, da cultura, da ciência, da exploração e do comércio europeus, mas também pela riqueza da paisagem cultural que lhe está associada. Em Portugal, foram ainda distinguidos com a MPE, os seguintes sítios ou bens patrimoniais: A Carta da Abolição da Pena de Morte (na Torre do Tombo), a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o Património Cultural Subaquático dos Açores.

O concurso de fotografia é uma das atividades educativas e promocionais do projeto europeu EHL@N – uma rede de cooperação de cidades e lugares da Marca do Património Europeu.
 

 

Continuar a ler...

Café com Letras com o tema "Como é fazer cultura no interior do Algarve: desafios e oportunidades"

 

Já pode ouvir a última edição do "Café com Letras" com o tema "Como é fazer cultura no interior do Algarve: desafios e oportunidades". Clique aqui.

 

Continuar a ler...

Total de Vagas Preenchido: :Ação de Formação sobre
Programação e Exibição de Cinema

 

O ICA - O Nosso Ecrã informou que se encontram preenchidas as 60 vagas para a Ação de Formação PROGRAMAÇÃO E EXIBIÇÃO DE CINEMA, promovida em parceria com o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), a decorrer entre março e julho de 2021.
 
Atendendo ao elevado número de interessados e inscrições recebidas, será planeada uma segunda edição com data a anunciar em breve, através dos mesmos canais.

A Ação de Formação tem como objetivo reforçar a rede de agentes culturais regionais ligados à projeção de filmes em Portugal, fornecendo os conhecimentos necessários à adoção de boas práticas de programação e exibição de cinema a profissionais do setor cultural.

Continuar a ler...

“Programa Ciência no Património Cultural”
 

Foi hoje publicado, em Diário da República, o despacho conjunto da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, relativo ao lançamento do «Programa Ciência no Património Cultural”. Esta é uma parceria estratégica entre as áreas da cultura e da ciência, tecnologia e ensino superior, com o objetivo de incentivar projetos de doutoramento colaborativos por instituições académicas e culturais, com vista ao reforço do estudo de coleções e do património cultural.

Continuar a ler...

Apoio Social Extraordinário para Profissionais da Cultura
disponível a partir de hoje

O Ministério da Cultura prossegue a execução das medidas de apoio extraordinário ao setor da cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19, publicamente apresentadas no passado dia 14 de janeiro.

Assim, está a partir de hoje, 18 de fevereiro, disponível para preenchimento o formulário destinado aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, sob a forma de subsídio, no valor de 1 Indexante de Apoio Social, ou seja, de 438,81 euros, atribuído aos trabalhadores da cultura que sejam exclusivamente trabalhadores independentes, conforme consagrado na Portaria nº 37-A/2021. O formulário pode ser preenchido até dia 18 de março de 2021.

Continuar a ler...

Abertura de Candidaturas aos Apoios à Ação Cultural 2021

Estão abertas as candidaturas, até dia 8 de Março, para o Programa de Apoio À Ação Cultural (PAACA), da Direção Regional de Cultura do Algarve, destinados a apoiar iniciativas e projetos de agentes culturais associativos locais/regionais, não profissionais, sedeados no Algarve.

O PAACA tem como objetivos centrais o apoio ao desenvolvimento de iniciativas/projetos culturais promovidos por entidades do setor cultural não profissionais, de modo a fortalecer o tecido cultural local com a criação e circulação artística, ao mesmo tempo que estimula e fortalece as relações de trabalho, entre os equipamentos culturais e estes agentes, e ajuda a qualificar os agentes que integram o setor cultural não profissional do Algarve.

Continuar a ler...

DiVaM 2021 abre candidaturas com o tema 
“Património, Comunidade e Inclusão”

 


A Direção Regional de Cultura do Algarve deu início à edição 2021 do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – com a abertura de candidaturas, até dia 28 de Fevereiro, de acordo com o seguinte tema: “Património, Comunidade e Inclusão”.

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, para o ano de 2021 e a título extraordinário, são elegíveis, no âmbito do Programa DiVaM, as despesas decorrentes de salários, afetos às ações culturais, devidamente justificadas, até ao montante de 15% do apoio total concedido.

Assumindo que o Património deve ser, acima de tudo, um projeto de cidadania e que não pode estar desfasado das pessoas, pretende-se construir uma programação cultural que promova um verdadeiro e honesto diálogo entre as comunidades e os monumentos.

Continuar a ler...

FAQ - Medidas de Apoio à Cultura

Para esclarecer as dúvidas alusivas às várias Medidas de Apoio à Cultura no âmbito da Portaria 37-A/2021, consulte as FAQ (perguntas frequentes):

1. Programa Garantir Cultura;

2. Apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura;

Continuar a ler...

Regulamento das Medidas de Apoio à Cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19

Foi hoje publicado em Diário da República a Portaria n.º 37-A/2021, de 15 de fevereiro,  que aprova o Regulamento das Medidas de Apoio à Cultura no contexto de resposta à pandemia da doença COVID-19.

O presente regulamento estabelece as seguintes Medidas de Apoio à Cultura, transversais a todo o setor:

Continuar a ler...

Webinar "Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores"

No âmbito das medidas de apoio excecionais decorrentes da pandemia por COVID-19, o Instituto de Segurança Social irá promover no dia 5 de fevereiro, das 15h00 às 16h30, um webinar virtual aberto ao público, subordinado ao tema "Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores".

Continuar a ler...

Entrevista da Diretora Regional de Cultura do Algarve à Rua RM - Rádio Universitária do Algarve

 

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, esteve à conversa com a RUA FM - Rádio Universitária do Algarve, sobre os apoios que a Direção tem para o setor cultural no Algarve e sobre a crise neste setor.

Para ouvir a entrevista clique aqui

Continuar a ler...

DiVaM: “Concertos ao Entardecer”continuam

na Fortaleza de Sagres com Marinho

A Fortaleza de Sagres recebe no dia 20 de setembro, mais um “Concerto ao Entardecer”, com MARINHO. O concerto, agendado para as 18h00, realiza-se no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve, cujo tema desta edição é “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”. Este é um projeto da Arquente Associação Cultural.

Filipa Marinho nasceu em Lisboa e teve, desde cedo, muita exposição a desenhos animados americanos e a filmes de meados dos anos 90, o que resultou numa crescente intimidade com a perspetiva de Hollywood sobre o amor, relações e natureza humana no geral. Como jovem adulta, tenta compreender aquilo que existe entre expectativas romantizadas em demasia e a vida real fora de sitcoms. As suas resoluções surgem na forma de canções indie folk, que ela - Filipa Marinho - escreveu e montou ao longo dos anos. Essas mesmas músicas foram coletadas no seu álbum de estreia, no outono de 2019.

Em março de 2020, lançou o podcast Caça às Bruxas na Antena 3, dando mais destaque a mulheres compositoras.

Dada a situação de pandemia que atravessamos, a programação poderá vir a sofrer alterações em relação ao que está previsto, por essa razão os interessados devem consultar regularmente o nosso site e redes sociais.

A programação do DiVaM 2020 está disponível aqui e nas redes sociais da DRCAlg instagram.com/drculturaalgarve/, twitter.com/CulturaAlgarve e facebook.com/DRCAlg

Todas as atividades culturais do DiVaM são gratuitas, mas de reserva obrigatória. Para mais informações e reservas contacte a Fortaleza de Sagres pelo endereço eletrónico fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou pelo telefone 282 620140.

 

Marinho

https://www.youtube.com/watch?v=l1Juag7Q22U

https://www.youtube.com/watch?v=wUElPYEZ1aA

14 de setembro