Em destaque
Contactos Unidade de Cultura - CCDR Algarve
Contactos Unidade de Cultura - CCDR Algarve
28/03/2025
Lamentamos informar que, devido a avaria técnica, a Unidade de Cultura da CCDR Algarve está sem serviço de comunicações fixas.

Sugere-se o contacto através do número 966 896 266 ou via email para: cultura@ccdr-alg.pt
Ler mais ->
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se de 11 a 20 de abril
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se de 11 a 20 de abril
28/03/2025
No dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), aprovado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1983, que este ano é subordinado ao tema “Património resiliente face às catástrofes e aos conflitos'.

Na sequência da celebração do 60.º aniversário da Carta de Veneza em 2024, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) celebrará o seu 60º aniversário em 2025. O Segundo Congresso de Arquitetos e Especialistas em Edifícios Históricos, realizado em Veneza em 1964, adotou treze resoluções, sendo a segunda, proposta pela UNESCO, a criação do ICOMOS em 1965.

Neste contexto, as celebrações do DIMS 2025 centrar-se-ão no papel desenvolvido pelo ICOMOS em relação à salvaguarda do património sob ameaça de catástrofes e conflitos, bem como nos seus objetivos futuros em matéria de prevenção, atenuação, preparação, resposta a emergências e recuperação que podemos adotar para salvaguardar o património em tempos de crise.

Coincidindo este ano o dia 18 de abril com as celebrações da Sexta-feira Santa (Feriado Nacional), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., em colaboração com o ICOMOS Portugal e a Património Cultural, I.P., através da sua Unidade de Cultura, apela ao envolvimento de todos os parceiros locais e regionais na divulgação da temática selecionada e ao seu empenho na realização de iniciativas de 11 a 20 de abril que sensibilizem os públicos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.

Neste momento, já está disponível o portal para o carregamento de atividades que as entidades locais entendam promover (presenciais e/ou online), bem como um kit de divulgação nacional, que poderão utilizar e adaptar às atividades a realizar.
Ler mais ->
Dia Mundial do Teatro celebrado a 27 de março apela a uma cultura de paz
Dia Mundial do Teatro celebrado a 27 de março apela a uma cultura de paz
26/03/2025
Na mensagem oficial sobre o Dia Mundial do Teatro 2025, que se celebra anualmente desde 1962 no dia 27 de março, Theodoros TERZOPOULOS, encenador, pedagogo, autor, fundador e diretor artístico da Attis Theatre Company (Grécia), e inspirador das Olimpíadas de Teatro e Secretário-Geral do Comité Internacional das Olimpíadas de Teatro, lança um conjunto de questões sobre o papel do Teatro, em particular, e das Artes, em geral, às quais não podemos ficar indiferentes.

Na mensagem, feita a convite do Instituto Internacional de Teatro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Theodoros TERZOPOULOS pergunta se “poderá o teatro ouvir o pedido de SOS que os nossos tempos estão a enviar, num mundo de cidadãos empobrecidos, fechados em células de realidade virtual, entrincheirados na sua privacidade sufocante? Num mundo de existências robotizadas dentro de um sistema totalitário de controle e repressão em todo o espectro da vida? Estará o teatro preocupado com a destruição ambiental, o aquecimento global, a perda maciça de biodiversidade, a poluição dos oceanos, o derretimento das calotas polares, o aumento dos incêndios florestais e os fenómenos meteorológicos extremos? Poderá o teatro tornar-se parte ativa do ecossistema?”

Consciente que o teatro acompanha o impacto humano no planeta há muitos anos, mas está com dificuldades em lidar com este problema, questiona-se igualmente se “estará preocupado com a condição humana tal como está a ser moldada no século XXI, em que o cidadão é manipulado por interesses políticos e económicos, redes de comunicação social e empresas fazedoras de opinião? Onde as redes sociais, por mais que a facilitem, são o grande álibi da comunicação, porque proporcionam a necessária distância segura do Outro?”

São estas algumas das questões sobre as quais somos convidados a refletir, quando a guerra de agressão à Ucrânia faz três anos, as entidades responsáveis pela promoção do Dia Mundial do Teatro dedicam ao seu povo, assim como a todos os povos martirizados do mundo, a leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2025 dedicada ao tema “Uma Cultura de Paz”.

Tal como nos anos anteriores, a Divisão de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve participa na divulgação desta mensagem, convidando os nossos públicos e parceiros a ler, escutar e partilhar a mensagem nas iniciativas previstas para assinalar esta data.

 
Por ocasião desta data e em sintonia com o espírito da mensagem de 2025, a CCDR Algarve salienta a importância da arte e em particular do teatro, na educação e formação do individuo.

O teatro assume-se como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e de conhecimento do outro, de desenvolvimento do potencial de cada um, de contacto com outras aptidões e competências e que pode, através da arte, abordar os temas mais urgentes desta geração.

Com este enfoque, a CCDR Algarve destaca três estruturas não profissionais da região que possibilitam a presença da expressão dramática, desde a primeira infância, passando pela adolescência, até à idade adulta.

A associação cultural TIPO – Teatro Infantil de Portimão, foi fundada em 2007, com o objetivo de colmatar uma lacuna existente à data na região, a inexistência de uma associação/grupo de teatro, direcionada para as crianças e jovens, desde a primeira infância à adolescência. No decorrer da sua atividade, o TIPO criou dezenas de peças de teatro, participou em mostras e festivais e trabalhou em parceira com agrupamentos escolares e instituições de ensino pré-escolar. O TIPO programou igualmente eventos, com destaque para o FESTIPO - FESTIVAL DE TEATRO EDUCATIVO, um festival dedicado a apresentações teatrais realizadas por companhias locais e nacionais nas escolas e salas de teatro, “desenhado no sentido de promover a cultura teatral entre a juventude, mas também para semear as bases para um futuro mais inclusivo e culturalmente mais rico”.

A Associação “Os Barões” foi criada em 1992, na Nave do Barão, aldeia do barrocal algarvio, pertencente à freguesia de Salir (Loulé). A associação constitui-se como o ponto de encontro, convívio e animação cultural da aldeia. No âmbito da sua atividade, dinamiza o grupo de teatro infantojuvenil “Que Cena!”, sob orientação de Rui Penas e constituído por crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos. Em 2024 o grupo encenou e apresentou a peça “Algarve em si” no âmbito da candidatura do Geoparque Algarvensis à UNESCO e elaborou o guião da peça “O Dia dos Prodígios”, a partir da obra de Lídia Jorge.

O SinCera TUA - Associação Teatral, grupo de teatro académico da Universidade do Algarve (UAlg), “constituído em 1990, este Grupo de Teatro foi a plataforma de lançamento de inúmeros projetos culturais de qualidade, bem como um agente formador com um papel de indiscutível interesse para a nossa região”. Inativo desde 2016, o teatro universitário reafirma-se na UAlg em 2022, com a realização de um curso de formação, em parceria com a Mákina de Cena e o Teatro das Figuras, e o SinCera retoma a sua atividade regular de formação e criação artística em 2023. Em 2024 cria o espetáculo-performance “A Casa Amarela”, com base no texto de Filipe Pereira e encenação de Carolina Santos, com assistência de Beatriz Medeiros.
Ler mais ->
CCDR ALGARVE com candidaturas abertas ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social
CCDR ALGARVE com candidaturas abertas ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social
13/03/2025
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P procedeu à abertura do período de candidaturas ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social (RIECS), que decorre até ao dia 21 de março de 2025, inclusive.

O RIECS permite a concessão de incentivos para a modernização administrativa, o desenvolvimento digital, a acessibilidade à comunicação social e o desenvolvimento de parcerias estratégicas e a literacia e educação para a comunicação social.

O RIECS baseia-se em cinco pilares fundamentais: promoção de uma maior interligação entre o regime de incentivos à comunicação social e outros sistemas de incentivos públicos; apoio à formação e empregabilidade dos jornalistas e profissionais dos órgãos de comunicação social; maior convergência dos meios de comunicação social para o digital; criação de um incentivo à literacia e educação para a comunicação social; e gestão dos apoios no quadro de um contexto regional.

Mais informações sobre o concurso, designadamente a legislação aplicável e o requerimento de candidatura em formato eletrónico, encontram-se disponíveis aqui. Dos campos de preenchimento obrigatório do formulário constam, entre outros, os elementos essenciais de identificação do requerente e de caracterização do projeto, a indicação dos custos estimados do mesmo e o respetivo cronograma de execução.

Quaisquer pedidos de esclarecimentos adicionais, devem ser remetidos para incentivos.cs@ccdr-alg.pt
Ler mais ->
CULTURA, ALGARVE: Proteger o património e dinamizar a atividade cultural na região
CULTURA, ALGARVE: Proteger o património e dinamizar a atividade cultural na região
07/03/2025
A salvaguarda do património cultural arquitetónico, arqueológico e paisagístico, assim como do património imaterial, é uma das atribuições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. desde a integração, no início de 2024, dos serviços regionais de Cultura.

Na sua esfera de atuação, incluem-se igualmente os estudos, projetos e obras, a programação e promoção cultural e o incentivo à leitura e ao acesso à informação, áreas agora integradas na competência da Unidade de Cultura.

Desde a sua integração a Unidade de Cultura da CCDR promoveu a concertação permanente com outras entidades da administração pública e os agentes culturais de proximidade. Resume-se nesta nota parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2024 pela Unidade de Cultura. 

Na salvaguarda administrativa do património foram desencadeadas as seguintes ações: 
  • Instrução e submissão, ao Património Cultural, I.P., de 204 pareceres sobre Pedidos de Trabalhos Arqueológicos (PATA);
  • Apreciação de 115 relatórios de trabalhos arqueológicos; 
  • Apreciação de 62 Notas Técnicas de Trabalhos Arqueológicos;
  • Emissão de 290 pareceres técnicos especializados, sobre intervenções urbanísticas em imóveis do património cultural classificados ou em vias de classificação e respetivas zonas de proteção, assim como em áreas de sensibilidade arqueológica não abrangidas por zonas de proteção, integrando as matérias especializadas de arquitetura, arqueologia, engenharia e conservação e restauro;
  • Emissão de 41 pareceres sobre intervenções de conservação e restauro em imóveis e móveis integrados do património cultural classificado e três pareceres relativos a Património Cultura Imaterial;
  • Realização de 75 ações de fiscalização/acompanhamento da execução de intervenções de conservação e restauro, com regular complemento de engenharia e arquitetura, em imóveis e móveis integrados do património cultural classificado;
  • Realização de 32 ações de fiscalização/acompanhamento da execução de intervenções arqueológicas;
  • Emissão de 22 pronúncias relativas a direito de preferência por parte do Estado sobre bens imóveis situados nas zonas de proteção a imóveis classificados ou em vias de classificação; 
  • Realização de 80 reuniões de serviço com requerentes sobre projetos de intervenções urbanísticas com impacte sobre património cultural e/ou arqueológico.

A salvaguarda administrativa do património é um trabalho essencial para a sustentabilidade cultural da região, lançando a base para etapas de valorização. 

Durante o ano de 2024, foram instruídos e movimentados seis processos de classificação de imóveis do património cultural:
  • Instrução do Processo de Classificação como Conjunto de Interesse Público (CIP) da Igreja e Ruínas do Convento de São Francisco, incluindo o cemitério, o atual jardim público e o património móvel integrado (Tavira);
  • Instrução do Processo de Classificação da Cisterna Islâmica de Silves;    
  • Abertura de Procedimento de classificação da Ermida Nossa Senhora da Piedade (Tavira);
  • Classificação do Espólio Móvel do Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês (Silves), com Grau de Interesse Municipal – Decisão Final de Classificação.
  • Abertura do procedimento de classificação do Castelo de Salir (Loulé).
  • Proposta de ampliação da Zona Especial de Proteção da Igreja Matriz de São Pedro (Faro), com aplicação de restrições.

Encontram-se ainda em curso os processos de instrução para definição da Zona Especial de Proteção do Colégio de Santiago Maior (Teatro Lethes), e respetivas restrições; de classificação das Torres de Vigia do Algarve (Castro marim, Vila Real de Santo António, Albufeira e Olhão) e de classificação do Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT).

O trabalho de salvaguarda do património passa pela parceria e colaboração com outras entidades e agentes de proximidade, passando também o trabalho da Unidade de Cultura por fazer a articulação e representatividade na Rede de Museus do Algarve (RMA), inclusivamente nos grupos temáticos de Arqueologia e de Conservação e Restauro e, mais recentemente, na Rede Nacional do Património Cultural Imaterial (RNPCI).

Neste contexto, foi igualmente assegurada a representação da CCDR Algarve, nomeadamente na Secção Especializada Permanente do Património Arquitetónico, Arqueológico e Imaterial do Conselho Nacional de Cultura e nos grupos técnicos interinstitucionais entre as CCDR e o Património Cultural, I.P. relativos ao Portal do Arqueólogo, Salvaguarda do Património Arqueológico em Projetos Agrícolas e Florestais, e Classificação de Património Cultural.

Destaque ainda para a articulação com o Programa Regional Algarve 2030, em particular a abertura de avisos no âmbito do Fundo Social Europeu Mais (Títulos de Impacto Social, Inclusão pela Cultura e Formações Modulares Certificadas), e a aprovação de sete estratégias para constituição de redes urbanas inter-regionais, apoiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Na área do Incentivo à leitura e ao acesso à informação, concretizou-se a transição do processo do Sistema de Incentivos aos Órgãos de Comunicação Social regional, com participação na Comissão de Acompanhamento dos apoios referentes a 2023 e reuniões de trabalho, relativas à apreciação e aprovação das candidaturas de 2024.

Para acompanhar e receber os conteúdos da CULTURA no ALGARVE, foi criada uma newsletter mensal, que pode subscrever AQUI, cujas primeiras doze edições permitiram o acesso a inúmeras oportunidades de financiamento e de formação, eventos e edições de interesse para os agentes e associações culturais, congregando informação útil que atualmente é distribuída por mais de dois mil destinatários.

Paralelamente, toda a informação e programação cultural é destacada na página de Facebook da Unidade de Cultura, onde é publicada semanalmente a Agenda Cultural do Algarve, um conjunto de sugestões para cada fim-de-semana.
Ler mais ->