• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Prémio Literário Nacional João de Deus - candidaturas até dia 2 de julho

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines,cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa.


Com periodicidade bienal, o prémio destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso (Nesta edição serão obras publicadas em 2019 e 2020).


Esta primeira edição, dedicada à poesia, distinguirá apenas uma obra a concurso e não admite menções honrosas.


O júri é composto pelo Prof. Doutor João Pedro Mésseder (escritor, investigador e professor do ensino superior português), Prof.ª Doutora Violante Magalhães (Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de  João de Deus) e Prof.ª Doutora Catherine Dumas (professora emérita de língua e literatura portuguesas na  universidade da Sorbonne Nouvelle Paris 3).


Relembramos que as candidaturas ao Prémio Nacional João de Deus I Poesia 2021 decorrem entre os dias 22 de Maio e 2 de Julho de 2021.

Regulamento e Ficha de Inscrição

Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

Promovido pela Câmara Municipal de Faro

O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa foi instituído em 1999, pela Câmara Municipal de Faro, em homenagem ao poeta farense e vulto maior do panorama poético nacional e internacional. Este prémio, do qual já se realizaram sete edições, em 1999, 2001, 2007, 2009, 2015, 2017 e 2019, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados. Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais, João Luís Barreto Guimarães e Gastão Cruz.

A entrega das obras concorrentes decorreu entre 7 de janeiro e 31 de março e foram admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2019 e 2020.

O júri é composto pelo Professor Doutor Nuno Júdice, Professora Doutora Carina Infante do Carmo e Dr.ª Isabel Lucas.

O prémio, no valor de €5000 conta mais uma vez com o alto patrocínio da Fundação Milénio BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve e Jornal de Letras.

A cerimónia de entrega do Prémio está prevista para setembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, em data a definir.

Normas do Prémio

Prémio Literário Santos Stockler
 

Promovido pela Câmara Municipal de Lagoa - incrições até 15 de dezembro de 2021

A abertura oficial da edição relativa ao biénio 2020/21 do Prémio Literário Santos Stockler foi anunciada pelo presidente da Câmara de Lagoa, nos claustros do Centro Cultural de Lagoa Convento de São José, durante a entrega do prémio a Helena Tapadinhas, vencedora da 3.º edição, com o romance "Barro Cru", que aconteceu no dia 17 de julho de 2020.

J. Santos Stockler, pseudónimo literário de José dos Santos, nasceu na freguesia de Porches, Lagoa, em 22 de Maio de 1910. Fez a instrução primária em Faro, cidade onde viveu e onde faleceu em 1989. Foi poeta, romancista e jornalista e um cidadão comprometido e interveniente na sociedade do seu tempo. Acérrimo adversário do regime salazarista, foi várias vezes detido pela PIDE. Relacionou-se com algumas das personalidades mais proeminentes da cultura portuguesa, tendo colaborado em diversos jornais e revistas como poeta, crítico e comentador.

Fundou e dirigiu, em 1984, o semanário Terra Algarvia e publicou vários livros de poesia.

O Prémio Literário Santos Stockler é instituído pelo Município de Lagoa no âmbito das suas atribuições culturais, distinguindo, ao mesmo tempo, este poeta de Lagoa.

Normas do Prémio

 

Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes
 

Promovido pela Câmara Municipal de Portimão

Através desta iniciativa cultural, promovida pela Câmara Municipal de Portimão, são distinguidos, anualmente, trabalhos inéditos, com o objetivo de estimular a criação literária, ao mesmo tempo que se homenageia o escritor-Presidente da República, natural de Portimão e patrono do Prémio, cuja vida e obra se encontram intimamente ligadas ao Rio Arade e ao Algarve.