VI PRÉMIO NACIONAL DE POESIA ANTÓNIO RAMOS ROSA
Promovido pela Câmara Municipal de Faro
VI Edição do Prémio que homenageia o patrono da nossa Biblioteca, um Poeta nascido em Faro e vulto maior do panorama poético nacional e internacional - António Ramos Rosa.
O prémio destina-se a galardoar um livro de poesia escrito em português, publicado integralmente na 1ª edição, em 2016.
O Município de Faro promove mais esta Edição do Prémio, no valor de cinco mil euros, que conta com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura, Universidade do Algarve, FNAC e Tertúlia Algarvia.
Este prémio, do qual já se realizaram cinco edições, em 1999, 2001, 2007, 2009 e 2015, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados. Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa e Luís Quintais.
Candidaturas até 30 abril 2017
PRÉMIO LITERÁRIO SANTOS STOCKLER 2017
Promovido pela Câmara Municipal da Lagoa
A 2ª edição do Prémio Literário Santos Stockler é um concurso anual que se destina a premiar trabalhos inéditos na modalidade de Conto, subordinados ao tema: “Património: Olhar o Passado Rumo ao Futuro”.
Promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a Identidade e Diversidade Socio Culturais do Concelho; promover e incentivar a Criação Literária, o gosto pela Leitura e pela Escrita e, ainda, homenagear o poeta, jornalista e romancista lagoense Santos Stockler.
Podem participar no concurso todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros. Não poderão concorrer os membros do Executivo Municipal ou do Júri.
O Prémio a atribuir será unitário e constará do valor pecuniário de 10.000,00€ (dez mil euros), e da publicação da obra por editora a escolher pela Câmara Municipal de Lagoa.
Os trabalhos deverão ser entregues 31 de Agosto de 2017
Infornações:
Biblioteca Municipal de Lagoa | 282 380 436
11º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen
Promovidos pelas Câmaras Municipais de Loulé e Lagoa
As Câmaras Municipais de Loulé e Lagos realizam, através das suas Bibliotecas Municipais – Sophia de Mello Breyner Andresen e Dr. Júlio Dantas – o 11º Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, iniciativa que tem por objetivo incentivar para a leitura das obras de um dos expoentes máximos da Literatura Portuguesa.
Podem participar neste Concurso estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos) e do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos) ou equiparado da região do Algarve. São admitidos trabalhos de poesia, prosa ou ensaio, em língua portuguesa, ilustrações e fotografia, originais e inéditos, que incidam sobre a obra literária da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.
Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 22 de março, na Biblioteca Municipal de Loulé ou de Lagos. Deverão estar identificados, obrigatoriamente, com pseudónimo e ano de escolaridade, categoria e título.
Uma vez que a entrega de prémios é rotativa, este ano ocorrerá na cidade de Lagos, no dia 22 de abril.
Mais informações em www.cm-loule.pt ou biblioteca@cm-loule.pt
GRANDE PRÉMIO DE LITERATURA APE/CM LOULÉ
Promovido pela Associação Portuguesa de Escritores e Câmara Municipal de Loulé
Este Prémio destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano anterior ao da sua entrega, nos domínios da crónica e dos dispersos literários reunidos em volume.
Nesta edição, a título excecional, serão admitidas a concurso obras publicadas nos anos de 2014 e 2015.
De cada livro publicado, os candidatos deverão enviar cinco exemplares à Associação Portuguesa de Escritores (Rua de S. Domingos à Lapa, 17 – 1200-832 Lisboa), destinados aos membros do Júri e à Biblioteca, não sendo admitidas a concurso obras póstumas.
O Júri será composto por três elementos, designados pela direção da Associação Portuguesa de Escritores, e terá 30 dias para deliberar, seguindo-se o anúncio da obra premiada.
O valor do Grande Prémio é de 10 mil euros. A entrega do Grande Prémio ao autor galardoado ocorrerá no dia 5 de maio – Dia do Município -, numa cerimónia pública em Loulé.
Esta é uma iniciativa conjunta do Município de Loulé e da Associação Portuguesa de Escritores que tem como principal objetivo divulgar a literatura e os autores portugueses. Por outro lado, pretende-se promover nas escolas e/ou espaços culturais do Concelho de Loulé um programa de iniciativas com os autores premiados.
Inscrições 15 de Março de 2017
PRÉMIO ANTÓNIO ROSA MENDES
Promovido pela Câmara Municipal de Vila Real de Sto. António
Com periodicidade bienal, este concurso, lançado no âmbito da homenagem da autarquia de VRSA e da Universidade do Algarve ao ilustre vila-realense, falecido em 2013, destina-se a galardoar o melhor trabalho literário inédito na modalidade de ensaio histórico, com tema livre, mas circunscrito ao período da Idade Moderna.
O prazo de receção das obras terminou a 31 de dezembro de 2016, devendo o júri tomar decisão até 12 de maio de 2017. O prémio será posteriormente entregue ao autor da obra vencedora, nos Paços do Concelho de Vila Real de Santo António, no dia 22 de maio de 2017.
Com um valor pecuniário de 10 mil euros, há a possibilidade de a obra vencedora vir a ser publicada por uma editora comercial.