Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Museu Zer0: 3ª call Projeto Magalhanes_ICC

O Museu Zero lançou a 3ª Call do Projeto Magallanes_ICC, um convite à inscrição de artistas, criativos e empreendedores na área da arte digital, para apoio de projetos.

Destinatários
Artistas, criativos e empreendedores, de forte espírito criativo, interessados em desenvolver conhecimentos sobre a arte digital, que lhes permitam vir a criar obras de arte ou suportar a sua criação, apresentação e divulgação.
 
Em que consiste o projeto Magalhães
O Projeto Magallanes_ICC é um projeto transfronteiriço, envolvendo o Algarve, a região do Alentejo e Andaluzia, apoiado pelo programa POCTEP, que visa promover o desenvolvimento das iniciativas criativas e empreendedoras, na área da Cultura.


No Museu Zer0 será criado um dos seus Centros, através do qual se estimulará o aparecimento de projetos de criação artística e serviços de suporte à arte digital na região algarvia. Nesse espaço virão a ser acolhidas iniciativas empreendedoras, as quais beneficiarão de áreas de acolhimento e incubação, dotadas de equipamento de criação e apresentação artística.


O Centro Magalhães será criado com os seguintes objetivos:

  • Detetar, selecionar a apoiar empreendedores em Arte Digital, e serviços de suporte   
  • Ativar o nosso espaço dedicado à criação artística e desenvolvimento de projetos empreendedores
  • Estimular e desenvolver o trabalho em rede a nível regional e inter-regional
  • Organizar eventos transfronteiriços para que os artistas se conheçam

 
O ILC-Museu Zer0, enquanto parceiro deste projeto, tem à sua responsabilidade a criação e dinamização de um Pólo especificamente dedicado às artes digitais, centrado em projetos criativos que adotem a imagem, o som, a luz, enquanto bases da criação artística, suportados pelas tecnologias digitais.
Irá, portanto, identificar e trabalhar, na região do Algarve, com criativos, artistas, tecnólogos, e demais prestadores de serviços que suportem o mais variado tipo de iniciativas empreendedoras ligadas à arte digital.
Trata-se de um propósito bastante amplo, pois essas iniciativas poderão resultar na produção e apresentação de obras em arte digital, desenvolvimento de softwares específicos, desenho de ferramentas de apoio à produção artística, bem como de produção de eventos ou mesmo de criação de novos negócios que atraiam artistas, investigadores e tecnólogos à região, ou para que, os já aqui instalados possam desenhar, testar e apresentar novos produtos e serviços.
Pretendemos, portanto, encontrar e apoiar iniciativas individuais ou em grupo, devidamente planeadas e programadas no tempo, com objetivos e resultados tão detalhados quanto possível, para que possamos estabelecer um quadro de trabalho muito profissional e que concorra para os propósitos e objetivos do Museu Zer0, bem como de todos os parceiros do projeto Magalhães.
 
Oferta
Para concretização deste projeto, o ILC-Museu Zer0 promoverá workshops, seminários e assessoria formativa, curatorial e de incentivo à formulação de cenários de sua sustentabilidade futura no mercado da arte contemporânea, especialmente dedicados cada um dos a artistas, criativos e empreendedores, na área da arte digital ou serviços de suporte, participando de forma ativa nas mostras, feiras e congressos que forem organizados pelos restantes parceiros nas regiões de Andaluzia e Alentejo, por forma a ligar as iniciativas dos artistas e empreendedores com outras empresas, marchants e público em geral.
 
Para tal, acolherá, sempre que for possível e se enquadre nos domínios da arte digital, investigadores, artistas, criativos e produtores em arte digital, colocando ainda à disposição dos restantes parceiros do projeto Magalhães os seus contactos, tanto em Portugal como na região Andaluza.
 
O Museu irá ceder para o desenvolvimento de projetos os seus espaços e recursos, assegurando um ambiente de grande interação com outros profissionais da Andaluzia e Alentejo.
 
Através de um relacionamento muito próximo com empresas algarvias da área das tecnologias da informação, e associações culturais, o ILC-Museu Zer0 promoverá contactos próximos dessas entidades com os artistas e empreendedores apoiados no domínio das áreas criativas digitais, de modo a suscitar cruzamentos de oportunidades, tanto no uso das novas tecnologias na produção artística, como na criação de soluções de conteúdos e outros sub-projetos.
 
O Museu Zer0 será também, deste modo, um espaço de criação, apresentação e intercâmbio de conhecimentos, competências e processos criativos, especialmente desenhados para o aparecimento de novas empresas, assentes na cooperação transfronteiriça.
 
Como concorrer
Enviar email para jcarmo@museu0.pt, com nome, contacto e área artística de trabalho.
A todos aqueles que comunicarem o seu interesse, o Museu enviará em seguida um pequeno formulário, de modo a conhecer melhor as atividades que desenvolvem, os propósitos que os ligam à arte digital, bem como as suas expectativas em estarem ligados ao Projeto Magalhanes_ICC..

Através da sua participação no projeto Magallanes_ICC, co-financiado pelo POCTEP, jovens talentos terão acesso a consultadoria especializada para a sua profissionalização e internacionalização.

 

8 novembro