Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita

nos Monumentos do Algarve

A Direção Regional de Cultura do Algarve assinala o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), com a organização de várias atividades culturais, nos monumentos que lhe estão afetos, entre os dias 18 e 23 de maio.

No dia 18 de maio, a entrada será gratuita para todos os que quiserem visitar os monumentos nacionais Fortaleza de Sagres (Sagres /Vila do Bispo), Ruínas Romanas de Milreu (Estoi /Faro) e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira /Vila do Bispo).

Neste dia dos Museus, o Diretor de Serviços dos Bens Culturais, Rui Parreira, vai orientar duas visitas às Ruínas Romanas de Milreu, que terão lugar às 10h30 e às 15h00, respetivamente. O número de vagas é limitado a 20 participantes por visita, sendo necessário inscrição prévia pelo e-mail milreu@cultalg.gov.pt, até às 17h00, de dia 17 de maio.

No dia 21 de maio, pelas 10h30, a Fortaleza de Sagres acolhe o projeto “Oficinas no Cabo do Mundo”, uma iniciativa da Associação In–Loco. Trata-se de um projeto cultural inter-geracional, direcionado para um grupo de jovens estudantes de Turismo e seniores da aldeia de Alte, que da Serra se deslocam ao Mar, para explorar a Fortaleza de Sagres, através de uma batida fotográfica e oficina de escrita, precedidas por uma visita orientada pela DRCAlg. Os resultados destas oficinas exploratórias serão apresentados em formato de exposição fotográfica a ser exibida na Fortaleza de Sagres, em data a anunciar.

A cerimónia de apresentação do programa DiVaM 2021 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – terá lugar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no domingo, dia 23 de maio, às 11h30. A programação da 8ª edição do DiVaM, com o tema “Património, Comunidade e Inclusão”, será apresentada pela Diretora Regional, Doutora Adriana Freire Nogueira, aos convidados da sessão.

​​O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente desde 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Este ano, o ICOM definiu como tema para esta iniciativa "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

15 de maio