Rota Literária do Algarve: À descoberta do Algarve, através da literatura
A Rota Literária do Algarve é um convite à descoberta de um Algarve por desvendar, tendo como ponto de partida textos literários de autores algarvios e de outros que referiram o Algarve nas suas obras. É composta por 16 itinerários na região. A cada um deles corresponde uma brochura e um percurso sinalizado no terreno, para que o visitante o possa realizar autonomamente.
Hoje, damos a conhecer o itinerário de Alcoutim, que teve como ponto de partida a Estátua do Contrabandista e as muralhas do século XVII. Este é um passeio pelos lugares, pela história e pelas tradições desta localidade raiana, enriquecido pelo olhar da literatura e dos seus autores.
"A portuguesa Alcoutim cresceu irmanada com a povoação espanhola de Sanlúcar, em resultado da ligação estabelecida pelo rio Guadiana.
Apesar de se vigiarem uma à outra devido aos constantes conflitos entre Portugal e Castela, terá sido o florescimento do comércio no porto de Alcoutim a dar origem à povoação de San Lucar de Alcautin, nos princípios do século XV, com habitantes de origem portuguesa.
Estas duas povoações marginais partilhavam também o estatuto de povoações marginais, isoladas em relação aos centros urbanos de ambos os lados, do Algarve e da Andaluzia"
- Duração média do passeio: 2h
- Extensão aproximada: 2 km
- Grau de dificuldade: moderado
- Tipo de percurso: circular
- Ponto de partida: Estátua do Contrabandista e Muralhas do século XVII.
Consulte a brochura de Alcoutim.
Para saber mais mais sobre este e os restantes itinerários visia a página da Rota Literária do Algarve.
Fonte: Rota Literária do Algarve
23 janeiro 2023