Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita monumentos: Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu

No Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de maio, a entrada dos monumentos do Algarve: Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe  e Ruínas Romanas de Milreu é gratuita.

O tema deste ano é “O Poder dos Museus“ e pretende explorar o potencial dos museus para produzir mudanças positivas nas suas comunidades, em três vertentes distintas:

- O poder de alcançar a sustentabilidade: os museus são parceiros estratégicos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e contribuem de forma relevante para o fomento da economia social e para a difusão de informações científicas sobre os desafios ambientais.

- O poder de inovar nas áreas da digitalização e acessibilidade: através da inovação digital, nomeadamente da aplicação das novas tecnologias à vida quotidiana, os museus tornam-se mais acessíveis e também mais atrativos para um público diversificado.

- O poder de reforçar a comunidade através da educação: ao defenderem os valores democráticos e proporcionarem oportunidades de aprendizagem permanente a todos, os museus reforçam as comunidades e contribuem para a formação de uma sociedade civil informada e comprometida.

Assim, com o tema O Poder dos Museus, o ICOM destaca o poder transformador dos museus e o seu importante papel na construção de um futuro melhor.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover uma reflexão sobre o papel dos museus.

Aproveite este dia para conhecer os Museus do Algarve.

17 maio 2022