Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

“Zdravlijica” – Marca do Património Europeu –

A “Mensagem da Primavera dos Povos” que apela à Paz

 

A semana que inaugura a chegada da Primavera, e que integra o Dia Mundial da Poesia, parece constituir a melhor ocasião para dar a conhecer um poema muito especial, particularmente no contexto que vivemos.

O poema Zdravlijica da autoria do poeta esloveno France Prešeren foi escrito em 1844. Apenas após a abolição da censura, em 1848, foi possível a sua publicação, na sequência do conjunto de movimentos revolucionários de matriz liberal, conhecido como a “Primavera dos Povos”.

O poema carrega uma importante mensagem humanista e reúne os ideais de respeito mútuo, de conciliação, e de união entre povos e nações, representando também a liberdade de expressão e a luta contra a censura. Constituiu ainda uma referência para os movimentos de resistência ao nazismo e fascismo, tendo sido reimpresso no ano 1944.

Zdravlijica tornou-se largamente conhecido, depois de traduzido para alemão e para as línguas escandinavas e, mais tarde, para a língua inglesa. No decorrer dos anos 80 e princípios dos anos 90 foi cantado inúmeras vezes, durante o período de democratização que desembocou na independência da Eslovénia. Em 1991 parte do texto foi adotado para integrar o hino nacional da Eslovénia.

 

Zdravlijica - Mensagem da Primavera dos Povos - foi distinguida com a Marca do Património Europeu, no ano de 2019, por constituir um dos mais importantes documentos que espelha os ideais de integração europeia. Este é um poema que apela à coexistência pacífica entre povos e nações. Importa lembrar que é pouco comum encontrar tal dimensão de inclusão universal num hino nacional. Apresenta-mos aqui a tradução para língua inglesa de um excerto de Zdravlijica:

 

God's blessing on all nations,

Who long and work for that bright day,

When o'er earth's habitations

No war, no strife shall hold its sway;

Who long to see

That all men free

No more shall foes, but neighbours be.

 

Para mais informações sobre o projeto Marca do Património Europeu, ou para saber quais sãos os vários sítios patrimoniais distinguidos com esta marca em Portugal, consulte:

https://www.ehl-network.eu/

22 março 2022