O que é o Projeto?
O projeto Magallhanes_ICC - Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas é inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães e pretende ser um dinamizador da Economia Criativa, incentivando e dando ferramentas às Industriais Culturais e Criativas (ICC), que abrangem atividades relacionadas com a arte, música, literatura, moda, media, design, artesanato, entre outras,
O objetivo principal deste projeto é estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um modelo de centro de empreendimento de indústrias culturais e criativas, no sentido de criar um ecossistema empreendedor que permita impulsionar a criação e difusão de uma oferta cultural inovadora para a Eurorregião Alentejo, Algarve, Andaluzia (EURO_AAA). A cooperação nesta área específica fundamenta-se nas raízes históricas, patrimoniais e culturais, ligadas aos Descobrimentos, comuns às três regiões, bem como à presença de um tecido produtivo de baixa densidade no conjunto deste território. Este tipo de indústrias elege-se como um dos motores da mudança do tecido produtivo das zonas mais desfavorecidas e são geradores de emprego com benefício direto para a população residente.
Além disso, pretende-se ainda recriar a rota efetuada pelo Fernão de Magalhães na primeira circum-navegação do globo, assinalando assim os 500 anos desta façanha.
Centro Magalhães de Sevilha
Localizado na Fábrica Real de Artilharia, edifício histórico, com uma área total de 21.790 m2 (edifício e espaço envolvente), será composto por diversas salas multifuncionais para formação, exposições, conferências, e acolherá os empreendedores das indústrias culturais e recreativas, bem como todos os interessados na criação, divulgação e promoção internacional deste tipo de atividades.
Centro Magalhães no Algarve / Pólos
Polo de Alcoutim – Localizado na vila de Alcoutim, junto ao Guadiana, pretende ser um espaço dinamizador das indústrias criativas ligadas ao artesanato.
Polo da Tor – Tem grande potencialidade para funcionar como um centro de atividades criativas relacionadas com os recursos endógenos (cultura, arte, artesanato, arquitetura, gastronomia…)
Polo de Querença – Espaço destinado a fixar projetos empreendedores, culturais e criativos que pretendam fixar-se no interior do algarve e dinamizar este espaço de baixa densidade.
Centro Magalhães no Alentejo / Pólos
Polo de Castris – Localizado no Convento de S. Bento de Castris, em Évora, inclui a criação de uma incubadora de empresas com todas as condições técnicas e logísticas e de networking para o desenvolvimento das PME ligadas às indústrias culturais criativas.
Polo Design Factory – Localizado na antiga Fábrica dos Leões, parcialmente ocupada pela Escola das Artes da Universidade de Évora, é um espaço destinado à incubação de novas empresas para jovens talentos e criação de startups de âmbito cultural e criativo.
Parceiros
Entidade beneficiária principal:
Gerencia de Urbanismo, Ayuntamiento de Sevilla
Entidades beneficiárias
Universidade de Évora, Associação Portuguesa de Treino de Vela
(APORVELA), Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRC Alentejo), Direção Regional de Cultura do Algarve (DRC Algarve), (ICAS), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios da Baixa Densidade (QRER), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Câmara Municipal de Loulé, Museu Zer0, Agencia Andaluza de Instituciones Culturales (AAIICC), Andalucia Emprende-Fundación Pública Andaluza, Instituto da Cultura e das Artes de Sevilha.
Projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.