• Estação Romana da Quinta da Abicada

    Estação Romana da Quinta da Abicada

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

  • Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

    Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

  • Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

    Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

  • Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

    Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

  • Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

    Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

  • Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

    Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

  • Torreões do Castelo de Loulé

    Torreões do Castelo de Loulé

  • Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

    Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

  • Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

    Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

  • Castelo de Paderne

    Castelo de Paderne

  • Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

    Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

  • Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

    Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

  • Fortaleza e Promontório de Sagres

    Fortaleza e Promontório de Sagres

  • Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

    Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Prémio Regional Maria Veleda Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Helena Matos - pianistaNOTA DE PESAR

A Ministra da Cultura lamenta a morte da pianista Maria Helena Leite de Matos da Silva (1919-2019), celebrando cem anos inteiramente mergulhados na Música.

Helena Matos entrou no Conservatório Nacional de Lisboa com 11 anos, nos inícios da década de 30, e, depois, lançou-se numa intensa carreira desenvolvida em Portugal e no estrangeiro, onde trabalhou com todas as orquestras portuguesas, desde a Orquestra Gulbenkian às extintas Orquestra da Emissora Nacional e Orquestra Filarmónica de Lisboa, antiga orquestra do Teatro Nacional de São Carlos.

Helena Matos foi também empenhada divulgadora e criadora de obras dos maiores compositores portugueses do seu tempo, como Fernando Lopes-Graça, Filipe Pires ou Armando José Fernandes, a quem dedicou o último programa que interpretou no Teatro Nacional de São Carlos, na temporada 1988/89.

Do seu percurso fica o exemplo e a excelência da interpretação pianística de um repertório romântico, centro da sua carreira. O seu legado continua no percurso das gerações de músicos que ajudou a formar, entre eles nomes fundamentais como Jorge Moyano, Adriano Jordão, Manuela Toscano e Rui Vieira Nery, importantes tanto para a musicologia como para a interpretação.

O Governo português teve a honra de lhe atribuir a Medalha de Mérito Cultural em 2017, sublinhando a sua dedicação ao estudo e à interpretação musical.

À família e amigos enviam-se sentidas condolências.

Graça Fonseca

25 julho, 2019

Paula RegoPaula Rego recebeu a Medalha de Mérito Cultural

A Ministra da Cultura entregou hoje a Medalha de Mérito Cultural à artista Paula Rego, no seu atelier, em Londres.

Na ocasião, Graça Fonseca destacou uma artista extraordinária, que pinta a vida como ela é, e que sempre procurou transformar a realidade através da arte. A sua obra reflete assim os grandes desafios morais da humanidade numa demonstração corajosa de atenção às questões políticas mais relevantes em cada época: Da condição da mulher à guerra e ao aborto, por exemplo.

Na sua obra, Paula Rego cruzou várias disciplinas artísticas – Pintura, Literatura, Cinema, Teatro -, afirmando-se como um nome incontornável da arte contemporânea europeia. Por isso, a Ministra da Cultura aproveitou ainda o momento para transmitir à pintora que, em 2021, ano em que Portugal preside à União Europeia, a Cultura privilegiará um programa dedicado às Mulheres nas Artes, estando já prevista uma grande exposição com curadoria de Helena de Freitas. O objetivo dessa grande mostra é olhar e refletir sobre o percurso das mulheres portuguesas nas artes plásticas desde o início do Séc. XX até à atualidade.

A Ministra da Cultura lembrou que a artista recebeu já diversas distinções, faltando ainda este reconhecimento do Governo português.

João Palma & Nelson Conceição

João Palma & Nelson Conceição

Virtuosos do Acordeão na Fortaleza de Sagres

O Auditório da Fortaleza de Sagres irá acolher o concerto de João Palma & Nelson Conceição no próximo domingo, dia 21 de julho, pelas 18 horas.

Ao longo dos últimos anos, Nelson Conceição tem potenciado diversos jovens para os patamares mais elevados da música em geral, como é o caso de João Palma, que se tornou campeão mundial do acordeão. Este projeto, mais do que juntar duas gerações, congrega professor e ex-aluno, conferindo invulgaridade pela mestria com que manejam um instrumento musical, cuja prática é reconhecida como património imaterial do Algarve.

O programa musical será versátil, com vários originais arrojados, mas realçando a riqueza da música algarvia com nuances de jazz. O repertório integra ainda alguns temas genuinamente imortalizados nos vários géneros musicais, com especial enfoque para compositores como Mozart, Astor Piazzolla, Richard Galliano ou Franck Angelis.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação de Acordeão GarveFole que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.

Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.

 

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.gov.pt

Telef. 289 896070

__________________________

Fortaleza de Sagres

fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt

Telef. 282 620140

Concerto EsfingeConcerto Esfinge

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Rock - 13 de Julho – as Ruínas Romanas de Milreu convidam para o Concerto Esfinge, a acontecer às 21h30. Esfinge é um espetáculo-viagem entre a mitologia e a realidade, entre o passado e o presente em que se pretende transportar o ouvinte para um imaginário mitológico.

A mitologia da Grécia Clássica como fonte de valores e ensinamentos atuais é o motivo para a criação de paralelismos entre os saberes e princípios que encontramos no passado e aqueles que se refletem no nosso quotidiano.

Interpretado por Maria Jones, o projeto foi criado pelos membros Luís Caracinha, como compositor, e Tiago Marcos, como letrista.

Com Maria Jones (voz), Luis Caracinha (guitarra), Gabriel Costa (baixo), Bárbara Santos (violoncelo), Ruben Salamanca (bateria e percussões), Luis Leão (violino) e Pedro Sá (viola d’arco).

Projeto do Club Farense que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.

Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.gov.pt

Telef. 289 896070

 

Ruínas Romanas de Milreu

milreu@cultalg.gov.pt

Maria de Ceu GuerraNota de congratulação

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicita a atriz, encenadora e autora Maria do Céu Guerra pelo reconhecimento recebido no âmbito do Festival Internacional de Teatro - Actor of Europe.

Figura maior da cultura portuguesa, atriz várias vezes premiada e homenageada, não só pelo seu percurso artístico mas também pelos valores humanistas da sua intervenção pública, os gestos, o rosto e a voz de Maria do Céu Guerra têm acompanhado ao longo de décadas de carreira o público português, seja no teatro, no cinema ou na televisão.

Esta distinção vem reconhecer não só o seu trabalho como atriz e encenadora, mas também o seu papel na vida cultural portuguesa e, em especial, a sua dedicação permanente e incansável ao Teatro A Barraca, que fundou em 1975, e cuja história e percurso são, dos seus, inseparáveis. Vem reconhecer também a sua intervenção pública muito particular, muito atenta à vida política e social do seu país.

É um dia particularmente feliz para a cultura portuguesa quando uma das suas atrizes, que numa longa carreira tem entretido, comovido e maravilhado o nosso público, vê a sua obra internacionalmente reconhecida.

logo bep 2019Assistente Operacional - OFERTA DE EMPREGO

Encontra-se publicitada na BEP (Bolsa de Emprego Público) oferta de emprego para Assistente Operacional, para exercer funções em Estoi, nas ruínas de Milreu, de serviço de limpeza, pequena manutenção e vigilância.

Código de Oferta n.º OE201906/0530.

Os possíveis interessados terão que deter esta categoria e exercerem funções em outros organismos com vínculo à Função Pública.

Terminará a 19/07/19

Nada Mandelbaum e Ernst FöllExposição “O coração, se pudesse pensar, pararia”

Nada Mandelbaum e Ernst Föll

As Ruínas Romanas de Milreu irá acolher a exposição “O coração, se pudesse pensar, pararia”, no próximo sábado, dia 29 de junho, pelas 18 horas, na Casa Rural.

Nada Mandelbaum e Ernst Föll, alemães radicados no Algarve, têm um longo percurso na área das artes, desde a dança (Nada Mandelbaum) à arquitetura (Ernst Föll) encontrando-se, atualmente, através da fotografia e obras em papel tingido, explorar “ a sensibilidade humana” com “um efeito de força atuante”.

Grandes admiradores de Fernando Pessoa, deram o título à sua exposição de uma das frases do poeta no seu Livro do Desassossego.

A Exposição estará patente até 29 de Julho de 2019

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.gov.pt

Telef. 289 896070

Ruínas Romanas de Milreu

milreu@cultalg.gov.pt

 Leonor Santa BárbaraPalestra «A Viagem para a Felicidade”

As Ruínas Romanas de Milreu irão acolher a palestra intitulada «A Viagem para a Felicidade», no próximo dia 28 de junho, pelas 18 horas. A palestra será proferida por Leonor Santa Bárbara. (DEP-NOVA de Lisboa FCSH e CHAM- NOVA/ FCSH/ UAç).

Um dos géneros que floresceram na tradição grega tardia, a partir do período helenístico, foi o romance. Distintamente do romance latino, o primeiro é pensado para jovens casadoiras. Apresentando estruturas similares, os vários romances mostram as aventuras e as desventuras por que o jovem par tem de passar, até ao reencontro final. Dado que o mundo helenístico é vasto e aberto, a viagem é sempre uma parte fulcral destas peripécias. O nosso objetivo é mostrar em que medida esta viagem reforça a relação dos dois jovens, contribuindo para uma maior maturidade e consequente felicidade. Para isso, servir-nos-emos de romances como As Efesíacas, ou Ântia e Habrócomes, de Xenofonte de Éfeso.

A presente palestra encerra a 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

Iniciativa que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.

Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.gov.pt

Telef. 289 896070

Ruínas Romanas de Milreu

milreu@cultalg.gov.pt

Andre Julio TurquesaConcerto de André Júlio Turquesa

O Auditório da Fortaleza de Sagres irá acolher o concerto de André Júlio Turquesa, no dia 23 de junho, pelas 18 horas. Este concerto é integrado no ciclo de “Concertos ao Entardecer” e tem a produção da Arquente Associação Cultural.

Compositor multi-instrumentista, André Júlio Turquesa tem colaborado com vários artistas em áreas como o cinema, teatro e circo. “Camomila” é o seu mais recente EP, onde explora o potencial da simplicidade e elasticidade da guitarra e da voz. “

Estas propostas integram o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.

Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.

 

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.gov.pt

Telef. 289 896070

Fortaleza de Sagres

fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt

telf. 282 620140

António Castro CaeiroAmatores in Situ

«A Viagem em Píndaro»

As Ruínas Romanas de Milreu irão acolher a palestra intitulada «A Viagem em Píndaro», na próxima, quarta-feira, dia 19 de junho, pelas 18 horas. A palestra será proferida pelo Professor António Castro Caeiro (NOVA de Lisboa - FCSH).

A viagem marítima é uma metáfora da vida em Píndaro. Mas a viagem não tem apenas este sentido figurado. A viagem marítima é a própria descoberta do caminho marítimo, em simultâneo, enquanto se faz o próprio caminho. É ainda a própria descoberta do viajante como náufrago possível ou como o descobridor que aporta em terra e vive para contar o que desbravava na jornada.

A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in Situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.gov.pt

Telef. 289 896070

Ruínas Romanas de Milreu

milreu@cultalg.gov.pt

Serviços educativosServiços Educativos nos monumentos: Signo e significados

"Serviços Educativos nos monumentos: Signo e significados"

Os monumentos nacionais da tutela da DRCAlgarve são espaços patrimoniais de dimensões histórico-arquitetónicas, geográficas, ambientais e espaciais diversas e plurais. Cada monumento, um signo e muitos significados que têm vindo a ser trabalhados com diversificados públicos, através de dinâmicas de serviço de educação não formal, de forma a proporcionar o descobrir, o sentir e viver estes espaços, estimulando o diálogo, criando laços a partir da participação ativa, promovendo e divulgando o conhecimento, pedra basilar para a valorização e a defesa do património.

 (+)(texto completo da participação da DRCAlg no suplemento do Postal Cultura Sul)

ruben de carvalhoNota de Pesar

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte do político e homem da cultura Ruben de Carvalho.

Homem de uma cuidada inteligência, Ruben de Carvalho marcou de forma indelével a história contemporânea nacional, seja enquanto político, na resistência e oposição democrática à ditadura e na dedicação de mais de quatro décadas ao Partido Comunista Português, seja enquanto programador cultural, transformando a sua paixão pela cultura e, em especial pela música, numa forma de estreitar laços e de dar a conhecer e a partilhar a arte.

Enquanto jornalista, destacou-se também pelo seu trabalho n´O Século, na revista Mundial e no Avante!, colaborando ativamente enquanto cronista com outros jornais, com uma visão aguda, lúcida que se destacava sempre pelo profundo humor, transversal ao que escreveu, ao que disse e à forma como sempre esteve na sua vivência política e profissional, tanto no partido, como no Parlamento ou nas cidades de Setúbal e Lisboa onde foi vereador e uma voz de permanente dedicação.

Festejou a liberdade através da Cultura, mostrou-nos que a arte pode ser participante ativa da construção da identidade e que a democracia se defende e renova também na celebração da vivência em comunidade.

À Família e aos Amigos enviam-se as mais sentidas condolências.

Graça Fonseca

Entre dois mundos"Entre dois mundos"

No próximo domingo, dia 16 de junho, pelas 17 horas, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe irá ser palco do projeto "Entre dois mundos", um duo de guitarra e violino, com performance.

“Entre Dois Mundos” é um espetáculo no qual se estabelece um diálogo entre a música e o teatro e que resulta de um desafio lançado pela cravista Elsa Mathei aos músicos do Conservatório de Artes de Lagoa e à classe de teatro da escola ESPAMOL (Lagoa) que irá permitir o cruzamento entre diferentes gerações com diferentes expectativas e vontades. Nesta relação interdisciplinar, o público é convidado a questionar a sua própria função enquanto espectador. Numa sociedade em que as regras e os códigos ditam o dia a dia, esta é uma viagem pelo "Artisticamente OBRIGATÓRIO" e pelo "Artisticamente PROIBIDO"...

Projeto que integra o ciclo Via.gen(E)s da Associação ARTIS XXI – Associação de Educação Artística de Lagoa – AEAL.

Iniciativas integradas no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema “A Viagem”.

Toda as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.

Contactos:

Fortaleza de Sagres

fortaleza.sagres@cultalg.pt

Telef. 282 620140

 Paula Barata Dias«Viajar no Mundo e entre as Gentes do Império Romano tardio: alguns relatos de viagens acerca do Mundo Mediterrânico antes da Idade Média»

As Ruínas Romanas de Milreu irão acolher a palestra intitulada «Viajar no Mundo e entre as Gentes do Império Romano tardio: alguns relatos de viagens acerca do Mundo Mediterrânico antes da Idade Média», no próximo dia 14 de junho, pelas 18 horas. A palestra será proferida por Paula Barata Dias (Professora da Universidade de Coimbra e Presidente da APEC – Associação Portuguesa de Estudos Clássicos).

No império romano tardio (sécs. IV-V), as viagens, por razões comerciais, religiosas ou pessoais, tornaram-se particularmente significativas, posto que, a breves passos se verificaria a incomunicabilidade entre as margens sul, norte, este e oeste do Mediterrâneo, fechando-se o ciclo do Mare Nostrum, que dura até aos dias de hoje. Nesta participação visitaremos alguns relatos – como a Descrição do Mundo e das Gentes (anónimo); A Peregrinação à Terra Santa (Egéria); e Narrativa do Regresso (Rutílio Namaciano), para demonstrar como o interesse e a curiosidade humanas pela diversidade se mantêm apesar de todas as contrariedades que as viagens em circunstâncias difíceis acarretam.


A presente palestra insere-se na 5ª edição do ciclo Amatores in situ e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania.

Contactos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.gov.pt

Telef. 289 896070

_________________________________

Ruínas Romanas de Milreu

milreu@cultalg.gov.pt

Churky“Concertos ao Entardecer” - Churky

Dia 9 de junho o ciclo “Concertos ao Entardecer” irá apresentar Churky na Fortaleza de Sagres, pelas 18 horas.

Churky, cantor, guitarrista, compositor e produtor musical português. Churky tem um toque diferenciador que o levou à vitória no EDP Live Bands e a catapultou para um reconhecimento maior, como são os casos das atuações nos festivais NOS Alive (Portugal), Mad Cool (Espanha) e Belém Art Fest (Portugal). O ciclo de “Concertos ao Entardecer” é um projeto da Arquente Associação Cultural.

Integrado no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos

Contactos

Direção Regional de Cultura do Algarve

geral@cultalg.gov.pt

Telef. 289 896070

Fortaleza de Sagres

Fortaleza. sagres@cultalg.pt

Telef. 282 620140

 

< previous123456789