• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

    Ruínas Romanas de Milreu | Foto Adriana Nogueira

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

 Ministra da Cultura em Faro com Milreu na Agenda

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, deslocou-se ontem, 16 de junho, a Faro, para uma visita a vários espaços culturais da cidade e contacto com estruturas locais, no âmbito do roteiro nacional que está a realizar.

A visita da Ministra teve início nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, acompanhada pela Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e do Diretor de Serviços dos Bens culturais, Rui Parreira.

Continuar a ler...

“Café com Letras” regressa à Fnac com o tema “Crescer com Arte”

A próxima edição do “Café com Letras” terá lugar esta sexta-feira, dia 18 de junho, pelas 18h30, na Fnac do Fórum Algarve, em Faro, e será dedicada ao tema “Crescer com Arte”. As convidadas desta sessão são Ana Catarina Baptista (UAlg), Nicole Lissy (Amarelarte) e Maria Adelaide (Figo Lampo). A moderação está a cargo de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

Continuar a ler...

Ministra da Cultura Visita Faro

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, desloca-se no próximo dia 16 de junho, a Faro, para uma visita integrada no roteiro nacional que está a realizar. Na agenda, está a visita às Ruínas Romanas de Milreu e à Associação 289, assim como a participação numa conversa sobre o “South Music”, que decorre na capital algarvia, nos dias 15 e 16 de junho.

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, irá acompanhar a Ministra da Cultura aos vários espaços culturais.

A visita às Ruínas Romanas de Milreu (Estoi), um dos monumentos do Algarve afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, terá lugar às 14h00, seguindo-se uma visita à Associação 289, que contará com a presença de alguns dos artistas com obras expostas.

Continuar a ler...

 O Algarve é o Palco das Celebrações do 2º Aniversário

do Plano Nacional das Artes

No dia 18 de junho de 2019, foi apresentado o Manifesto-Estratégia do Plano Nacional das Artes (PNA), uma estrutura de missão criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação (e, desde Maio, também em articulação com o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior), com um horizonte temporal de dez anos, e com o objetivo de promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens: “para todos e com cada um”. Esse é também o mote para assinalar este segundo aniversário, que será celebrado presencialmente em território algarvio, com visitas a lugares patrimoniais e encontros com municípios, agrupamentos de escolas, instituições e associações culturais e com apresentações públicas da estratégia do Plano. Será, também, a altura de reunir a equipa nacional do PNA, para avaliar o trabalho realizado e perspetivar o futuro.

Continuar a ler...

DiVaM leva "Tradição Filarmónica" à Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres acolhe, no dia 13 de junho, pelas 18h00, o concerto do Ensemble de Sopros e Percussão "Tradição Filarmónica", da Sociedade Filarmónica Silvense, inserido na programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Continuar a ler...

DRCAlg e Museu Municipal de Faro galardoados pela

Associação Portuguesa de Museologia

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Museu Municipal de Faro vão ser distinguidos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), respetivamente, com os prémios Instituição 2020 e Trabalho de Museologia 2020, em cerimónia que terá lugar, no dia 10 de junho, pelas 17h30, no Museu Municipal de Faro.

Também no dia 10, mas pelas 11h00, a APOM atribuirá ao Museu de Portimão uma menção honrosa relativa ao Prémio Inovação e Criatividade 2020.

Continuar a ler...

XI Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular

Divulgação e submissão de resumos (até 31 de julho)

Os Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular (EASP) têm vindo a realizar-se desde 1993 em diversas localidades de Portugal e Espanha. Têm o objetivo de dar a conhecer novidades da investigação arqueológica, apresentar resultados de projetos de investigação em curso e debater problemáticas relevantes da arqueologia do Sudoeste Peninsular, fortalecendo os laços profissionais entre os investigadores ibéricos.

Nos dias 21 a 23 de outubro de 2021, Loulé receberá o XI EASP, estando a organização a cargo da Universidade do Algarve/Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (UAlg/CEAACP), do Município de Loulé e Museu Municipal de Loulé, da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Continuar a ler...

Programa de Apoio à Programação dos Teatros e Cineteatros da RTCP

Com a publicação hoje do Decreto-Lei que cria e regula o programa de apoio à programação dos teatros e cineteatros que venham a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), concretiza-se uma nova política pública cultural, sustentada e de proximidade, assente na descentralização e desconcentração territoriais. 

O presente decreto-lei cria o referido programa de apoio, em articulação com o regime de atribuição de apoios financeiros do Estado às artes visuais e performativas e com os programas e medidas de apoio ao desenvolvimento e proteção das atividades cinematográficas e audiovisuais.

Continuar a ler...

Projeto “PA ́mim, PA ́ti... Património" levou estrangeiros residentes

no Algarve a visitar Milreu

No âmbito do DiVaM 2021, as Ruínas Romanas de Milreu receberam no passado sábado, dia 5 de junho, o projeto “PA ́mim, PA ́ti... PatrimónioProjeto”, promovido pela Lais de Guia - Associação Cultural do Património Marítimo. A atividade contou com uma visita guiada ao monumento, pelo Diretor de Serviços de Bens Culturais, Rui Parreira, e um desafio fotográfico, dirigidos à comunidade estrangeira residente no Algarve.

Continuar a ler...

DiVaM 2021 Desafia Comunidade Estrangeira a Conhecer Milreu

O DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve  - regressa às Ruínas Romanas de Milreu, este sábado, dia 5 de junho, com o projeto “PA ́mim, PA ́ti... PatrimónioProjeto”, com uma visita guiada ao monumento e um desafio fotográfico, dirigidos à comunidade estrangeira residente no Algarve.

Continuar a ler...

Conferência da Europeana “Rumo à recuperação: capacitação digital
no setor do património cultural”

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia 2021Portugal.eu, realiza-se nos  dias 3 e 4 de junho, a conferência “Rumo à recuperação: capacitação digital no setor do património cultural”. A sessão é organizada pela Europeana.eu e pela Biblioteca Nacional de Portugal, em articulação com o Ministério da Cultura.


No dia 4, pelas 10h45, a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, irá apresentar o projeto da  Hemeroteca Digital do Algarve.

Continuar a ler...

Em junho e setembro abrem as candidaturas à Credenciação
e ao Programa de Apoio da RTCP

A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no que diz respeito ao amplo acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes, entre outros agentes locais. 

Continuar a ler...

Novas Regras no Mecenato Cultural

Em 2021 foram aprovadas novas regras aplicáveis ao Mecenato Cultural.

As entidades privadas com fins lucrativos passam a ser elegíveis para receber donativos. Assim, empresas de organização de festivais ou de eventos culturais, galerias, editoras, entidades privadas detentoras ou gestoras de património cultural, entre muitas outras empresas que operam no setor, podem agora pedir o reconhecimento de interesse cultural das suas atividades e tornar-se elegíveis para receber donativos ao abrigo do Mecenato Cultural, ou seja, os seus Mecenas poderão usufruir dos benefícios fiscais previstos na lei.

Continuar a ler...

< previous123456789